PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

PPGD e PPGDS da Unesc promovem aula aberta com a professora Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski

PPGD e PPGDS da Unesc promovem aula aberta com a professora Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski
Foto: Divulgação Mais imagens

Os Programas de Pós-Graduação em Direito e em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, junto às disciplinas de Políticas Públicas e Participação Popular do PPGD/Unesc e Políticas Públicas e Participação Democrática do PPGDS/Unesc, ministradas pelos professores Doutores Dimas Oliveira Estevam e Reginaldo de Souza Vieira, promoveram a aula aberta com a Professora Doutora Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski, titular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o tema "Políticas Públicas: Caracterização, Formulação e Metodologias de Análise".

Em sua apresentação, Carmen abordou a conceituação de políticas públicas destacando que elas são ações governamentais dirigidas a solucionar determinadas necessidades públicas. As políticas podem ser classificadas como: sociais (saúde, assistência, habitação, educação, emprego, renda, previdência), econômicas (fiscal, monetária, cambial, industrial) ou outras (científica e tecnológica, cultural, agrícola, agrária).

Usualmente o ciclo das políticas é concebido como processo de formulação, implementação, acompanhamento e avaliação. Expôs, ainda, a metodologia da formulação das políticas públicas, bem como as formas de avaliação, as quais poderão ser gerencialista e não gerencialista. “A partir dos anos de 1990, as políticas keynesianas universais foram sendo substituídas pelas políticas restritivas a gastos, as políticas sociais passaram a ter um caráter focalizado. Nesse contexto de restrição de recursos, vem crescendo o interesse em analisar as políticas públicas para acompanhar mais de perto o gasto público. A par disso, o acesso facilitado a bases de dados permite que mesmo cidadãos comuns ou aqueles ligados a certas pautas possam seguir mais de perto a ação do Estado”, destacou a professora.

Ela ainda fez algumas considerações sobre sistemas de proteção social e políticas sociais, salientando que os sistemas consolidados de proteção social, nos modelos escandinavos, pressupõem um acordo societário para manter direitos universais diante de contingências como doenças, velhice, abandono e outras. “Diferente disso, as políticas sociais, características dos países latino-americanos, atendem necessidades localizadas e têm um caráter “egocêntrico”, isto é ligado a interesses partidários. Não raro a continuidade dessas políticas sociais vê-se prejudicada pela alternância de partidos no poder”, pontuou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário