PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

PPGD E PPGDS DEBATEM POLÍITICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA COVID-19

Na manhã de quarta-feira, dia 08 de julho de 2020, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) realizou o seu quinto Colóquio em Políticas Públicas, Gestão Social e Direitos Sociais que contou com a participação da professora Doutora Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Professora Carmen se sentiu muito honrada pelo convite da Unesc em participar do V Colóquio em Políticas Públicas e compartilhou a experiência do NISFAPS (Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social) no qual atua analisando os impactos das políticas públicas nos núcleos familiares, sobretudo em razão dos repasses de responsabilidades às famílias sem a correspondente contrapartida do Estado. Para a professora Gelinski é fundamental estudar as políticas sociais para poder entender os impactos que elas promovem na sociedade e na própria economia, até porque elas são muito pouco estudadas nas faculdades de economia e consequentemente pouco compreendidas.

Assim num primeiro momento a professora Carmen expôs a distinção entre políticas públicas econômicas e sociais, e também os seus objetivos e instrumental. Num segundo momento abordou as políticas sociais e a proteção social, sendo que num terceiro momento discutiu as Políticas de saúde e os gastos dedicados à saúde no contexto da crise da Covid-19.

A preocupação da professora diz respeito principalmente ao possível cenário de recuperação lenta da economia após a Covid-19, o que pode afetar drasticamente as políticas sociais. Como reflexões, a professora pontuou que o delicado momento econômico aliado às recentes medidas previdenciárias e trabalhistas tendem a impactar significativamente as famílias, sobrecarregando-as nas suas ações e cuidados, e precarizando as suas condições. Nesse contexto, a professora compreende que é necessário fortalecer e defender o Sistema Único de Saúde – SUS, para assim garantir o mínimo de cuidados sanitários necessários às famílias.

Para Vieira umas das experiências extraídas do ciclo de colóquios feito de forma telepresencial, devido ao atual momento de pandemia, encontra-se “no uso da tecnologia como forma de aproximar e replicar o conhecimento permitindo discussões e aproximando pessoas que não poderiam estar reunidas de forma presencial”. No total foram realizados 5 debates que contaram a participação de mais de 450 pessoas de mais de 10 Estados brasileiros, inclusive de muitos programas de pós-graduação de várias universidades de todo o Brasil e também de países da América Latina, permitindo a interlocução de programas e troca de experiências entre pesquisadores(as), contribuindo assim nas pesquisas que vem sendo desenvolvidas por acadêmicos(as) da graduação, mestrado e doutorado.

O professor Dimas Estevam ressaltou a competência dos estudos conduzidos pela Profa. Carmem, a ponto de alguns de seus artigos serem estudados na disciplina de Gestão e Políticas Públicas, assim como a importância de encontros intermediados pela tecnologia por permitirem a ampliação das redes de pesquisa e a integração de pesquisas desenvolvidas pelos programas de pós-graduação.

O colóquio é uma iniciativa da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) por meio do seu Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED), mediado pelos Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD)  e Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), com o apoio do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Socioeconômico, Agricultura Familiar e Educação do Campo (GIDAFEC) e do Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva (LADSSC).

O encontro contou com mais de 150 inscritos com participantes de vários Estados como Paraná, Paraíba, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina e contou com um público bem diversificado de várias áreas do conhecimento como Direito, Economia, Administração, além de advogados, funcionários públicos, gestores, professores e acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado.

A Professora Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski é Professora titular do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Economia pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS), Mestra em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Economia com ênfase em Políticas Públicas.

17 de julho de 2020 às 14:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário