PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Evento virtual promovido pela Unesc reúne estudantes e profissionais do Direito de todo o Brasil

Evento virtual promovido pela Unesc reúne estudantes e profissionais do Direito de todo o Brasil
Encontro foi ministrado professora doutora Mônia Clarissa Henning Leal Mais imagens

O Colóquio em Políticas Públicas, Gestão Social e Direitos Sociais da Unesc reuniu, na manhã desta quarta-feira (13/5), estudantes e profissionais da área do Direito de todo o Brasil. Com o tema “Judicialização das políticas públicas”, o encontro foi ministrado pela coordenadora do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), professora doutora Mônia Clarissa Henning Leal.

Em sua 3ª edição, promovida pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) e PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, mais uma vez a proposta do evento colocou em discussão temas relevantes para a área do Direito e para a sociedade. “Quando falamos de políticas públicas estamos nos referindo às ações do estado no interesse da coletividade, para melhorar ou impactar a vida das pessoas. Já quando nos referimos à judicialização, fazemos referência a obrigações não cumpridas pelo governo”, explica o professor e propositor do Colóquio, Reginaldo de Souza Vieira, que atuou na organização junto ao docente Dimas

Ao abordar a temática do evento, Mônia relacionou a judicialização das políticas públicas à área da saúde, trazendo referências de estudos realizados para o Ministério da Saúde. Segundo a palestrante, é um nicho em que o Direito pode ter essencial influência. “É um assunto que ocupa um grande espaço dentro dos esforços governamentais e está em evidente relevância no momento que vivemos, o que reafirma a importância de ser um debate presente na área acadêmica”, afirma a palestrante. 

Durante o Colóquio, Mônia falou para mais de 120 pessoas, via Google Meet. Conforme Vieira, inicialmente o encontro foi pensado para as turmas de mestrado e doutorado da Universidade. “A decisão estender o momento ao público externo se deu ao grande impacto social que o tema carrega consigo. A professora é uma pesquisadora referência na área, com publicações realizadas no Brasil e no exterior. Como palestrante, ela compartilha sua experiência em instituições por todo o país e na Europa”, conclui. 

O vice-reitor da Unesc, professor doutor Daniel Ribeiro Preve, também esteve no evento. Os Programas de Pós-Graduação da Unesc e da Unisc são parceiros na promoção de eventos e geração de conhecimentos acadêmicos e cientifícos. Já em agenda, a 4ª ediçaõ do Colóquia está marcada para o dia 27 de maio, com o tema "Avaliação de Políticas Públicas para uma efetividade constitucionalmente adequada: desafios para uma avaliação baseada em evidências e orientada ao constitucionalismo democrático". O momento será ministrado pelo professor doutor Saulo de Oliveira Pinto Coelho, do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da UFG (Universidade Federal de Goías), que é parceiro da Unesc na promoção do evento.. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de maio de 2020 às 11:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário