PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Defesa Pública de Dissertação Max Richard Coelho Verginio

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação:

Título: COOPERATIVISMO E AGENDA DO TRABALHO DECENTE: ANÁLISE DO EMPREGO FORMAL GERADO POR COOPERATIVAS NO SUL CATARINENSE”.

Mestrando: Max Richard Coelho Verginio

Presidente da banca e orientador: Prof. Dr. Dimas de Oliveira Estevam

Coorientador: Prof. Dr. Rafael Rodrigo Mueller

Banca Examinadora:                      

Profa. Dra. Maria Soledad Etcheverry Orchard – Membro Externo (UFSC)

Profa. Dra. Giovana Ilka Jacinto Salvaro – Membro (UNESC)

Profa. Dra. Caroline da Graça Jaques – Membro (UNESC)

Prof. Dr. Alcides Goularti Filho – Membro Suplente (UNESC)

Data: 10/03/2020

Horário: 9h

Local: Bloco P Sala 201

RESUMO

No Brasil, nas últimas duas décadas, inicia-se um processo contínuo de aumento da contratação de mão-de-obra assalariada em cooperativas. Mesmo em anos de crise, as cooperativas tiveram saldos anuais positivos na contratação. O que diferencia as cooperativas de outras formas de organizações são seus objetivos sociais e culturais, expressos em valores e princípios do cooperativismo. Estes valores constituem uma componente normativa que possui intima relação com os objetivos estratégicos a agenda do trabalho decente. Visto que trabalho decente é a busca por empregos de melhor qualidade, sendo estabilidade das relações de trabalho, remuneração justa, inexistência de qualquer discriminação salarial. O objetivo desta dissertação é analisar emprego formal gerado por cooperativas em Sul Catarinense a luz da agenda do trabalho decente. A metodologia é de caráter interdisciplinar quali-quanti. Onde primeiro traça-se a relação na literatura entre os princípios e valores do cooperativismo com os objetivos estratégicos da agenda do trabalho decente. Depois apresenta aspectos metodológicos para tratamento e limpeza dos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), para identificar quais indicadores de trabalho decente seriam aplicáveis. Foram três indicadores analisados rotatividade, remuneração justa e desigualdade salarial. Primeiramente no contexto geral, seguida da análise segundo os quatro principais setores. Os principais setores na geração de emprego em cooperativas no sul catarinense são a) Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico; b) Instituições de crédito, seguros e capitalização; c) Serviços industriais de utilidade pública; d) Serviços médicos, odontológicos e veterinários. A conclusão é que em termos gerais as cooperativas no sul catarinense são promotoras de formas de empregos mais alinhadas a agenda do trabalho decente. No entanto, a analise segmentada por setores indicam que há aspectos da precarização do trabalho que não foram superadas pelas cooperativas.

Palavras-chave: Desenvolvimento Socioeconômico; Trabalho Decente; Cooperativismo; Mercado De Trabalho; Objetivos Do Desenvolvimento Sustentável.

06 de março de 2020 às 10:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário