PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Defesa Pública de Dissertação Anderson Correa Benfatto

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação:

Título: “AMBIENTE INSTITUCIONAL E DESEMPENHO FINANCEIRO: UM ESTUDO EM ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS COMUNITÁRIAS DE SANTA CATARINA”.

Mestrando: Anderson Correa Benfatto

Presidente da banca e orientador: Prof. Dr. Miguelangelo Gianezini

Coorientador: Prof. Dr. Sílvio Parodi Oliveira Camilo

Banca Examinadora:                      

Prof. Dr. Ivanete Schneider Hahn – Membro Externo (UNIARP)

Prof.ª Dr.ª Kelly Gianezini – Membro (UNESC)

Prof. Dr. Cesar Augustus Winck – Membro Suplente (UNESC)

Data: 28/02/2020

Horário: 8h00

Local: Bloco P Sala 106

RESUMO

Na experiência brasileira, o surgimento e a dinâmica das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) resultam de um contexto no qual há fatos que transpassaram a esfera da oferta de ensino. A dinâmica dos aspectos ambientais, têm demandado maior amparo de gestão e melhores indicadores de desempenho por parte dessas instituições, que em um curto espaço de tempo, se viram inseridas em um ambiente concorrencial regido por uma lógica de mercado, que traz desafios à sua manutenção enquanto instituições de educação superior e prestadoras de serviços à comunidade. Desse modo, este estudo pretendeu contribuir para evidenciar as atitudes responsivas dessas organizações, partindo da condição da educação superior brasileira, mais especificamente do segmento de ICES localizadas no estado de Santa Catarina. Como método, optou-se por um estudo qualitativo, com pesquisa bibliográfica e levantamento documental. A amostra incidiu sobre três ICES representativas das Regiões Intermediárias agrupadas de Santa Catarina a saber: Chapecó/Lages/Caçador, Joinville/Blumenau e Criciúma/Florianópolis. A pesquisa se deu no segundo semestre de 2019 e abrangeu o período de 2013 (publicação da Lei das comunitárias) até 2018 (dados mais recentes disponíveis). Dados secundários foram coletados nos sites das ICES, utilizando-se dos documentos: ativo e passivo; receitas, custos e despesas; demonstração de resultados do exercício; demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstração do valor adicionado; demonstração das origens e aplicações de recursos; demonstração do fluxo de caixa; estatutos e planos de desenvolvimento institucional. Os dados e resultados foram discutidos à luz do referencial sobre a natureza das organizações e o ambiente institucional, incluindo a teoria neoinstitucional; considerações acerca das organizações universitárias, com recortes para exposição da natureza jurídica da organização-universidade e caracterização legal da Universidades Comunitárias; e definições do desempenho financeiro e seus mecanismos.

Palavras-chave: Dinâmicas Organizacionais, Educação Superior, Desempenho financeiro.

.

20 de fevereiro de 2020 às 06:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário