PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Fórum Amesc do Amanhã apresenta dados sobre a realidade de diversas áreas

Fórum Amesc do Amanhã apresenta dados sobre a realidade de diversas áreas
Coordenadora do PPGDS da Unesc apresentou o IDMS da região (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Fórum Amesc do Amanhã, que ocorreu nesta sexta-feira (14/6), em Turvo, teve um momento de apresentação dos dados já existentes relativos a diversas áreas. O IDMS (Índice de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Catarinenses) de 2018 foi levado ao público, expressando a realidade da região do Vale do Araranguá em áreas como saúde, educação, cultura e economia. A apresentação foi feita pela coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe.  

O IDMS é uma ferramenta para a aplicação do conceito de desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território. Quanto mais próximo de 1, mais alto o índice. Menor que 0,5 o resultado é considerado baixo.

Os dados relacionados ao IDMS da Amesc são:

Educação: 0,771
Saúde: 0,658
Cultura: 0,505
Economia: 0,458
Política Institucional: 0,652
Finanças Públicas: 0,660
Gestão Pública: 0,741
Socias: 0,552

Segundo Melissa, os dados são uma fonte importante para a análise da situação atual da região e devem ser considerados na hora de pensar ações e estratégias. A esses dados, dever ser incluído o resultado das prioridades elencadas ao longo do Fórum Amesc do Amanhã, em resposta ao questionamento “Quais os caminhos para o desenvolvimento da Amesc nos próximos anos?”: Plano de Desenvolvimento Socioeconômico (43%), Educação (16%), Infraestrutura (outras) (16%), Gestão (13%) e Turismo (12%).

Segundo ela, o caminho para as mudanças é a união entre a sociedade civil, o poder público e a Universidade. “Isso vai fazer com que a gente consiga achar os denominadores importantes para serem trabalhados em médio e longo prazo. No entanto, há pequenas ações que já podem ser feitas imediatamente, como este Fórum. É o parar e pensar de que maneira podemos trabalhar estrategicamente o desenvolvimento da região”.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de junho de 2019 às 16:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário