PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Transformações no trabalho em Santa Catarina são tema de conferência na Unesc

Transformações no trabalho em Santa Catarina são tema de conferência na Unesc
Encontro de Economia Catarinense foi encerrado na noite desta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi/ Mayara Cardoso) Mais imagens

Os debates sobre as “Transformações no Mundo do Trabalho em Santa Catarina” deram o tom no 13º Encontro de Economia Catarinense. O evento, realizado nos dias 9 e 10 de maio na Unesc, foi encerrado na noite desta sexta-feira com atividade no Auditório Edson Rodrigues com apresentações ministradas pelos professores Thiago Fabris, João Henrique Zanelatto e Débora de Almeida.

Ao longo do dia, o evento contou ainda com a participação do professor doutor José Álvaro de Lima Cardoso, responsável pelo escritório do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Na manhã desta sexta-feira ele passou informações sobre a conjuntura econômica do país, a partir das análises do Dieese, e dialogou com os presentes sobre as possibilidades para o Estado. A conferência teve a coordenação da pesquisadora membro da Apec (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense), Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt.

Segundo Cardoso, o cenário catarinense deve ser compreendido na moldura social e econômica nacional. “A conjuntura nacional influencia decisivamente o quadro estadual. Santa Catarina é pouco mais que 1% do território brasileiro, 4% do PIB (Produto Interno Bruto) e 3% da população. Considerando isso, uma abordagem nacional dos problemas contempla também as questões catarinenses”, afirma o representante do Dieese. “Estamos atravessando uma crise grave e não temos certeza de qual cenário teremos futuramente. Mas em períodos como este temos várias possibilidades. A análise é realista, mas as ações têm que ser otimistas para enfrentarmos um mundo de desafios”, complementa.

O Encontro de Economia Catarinense é realizado pela Apec, em parceria com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc e o curso de Ciências Econômicas da Unesc, que em 2019 completa 20 anos de história.

De quinta a sexta-feira o evento contou com três conferências e 20 mesas-redondas com a apresentação de mais de 100 trabalhos, além do lançamento do livro e da última edição da Revista Catarinense de Economia (RCE).

Revista Catarinense de Economia

Durante o evento da manhã desta sexta-feira, o professor doutor da UFSC, Sílvio Cario, apresentou a última edição da Revista Catarinense de Economia. Segundo ele, a decisão editorial foi de direcionar parte da publicação para artigos sobre a economia catarinense e parte para a nacional. “Procuramos diversificar os autores e assuntos para termos um panorama maior da economia estadual e nacional”.

“Planejamento, desenvolvimento e os gastos em educação em Santa Catarina; “Problemas ambientais decorrentes de estações de tratamento de esgoto em Santa Catarina” e “Expectativas dos agentes e efeitos das políticas monetárias e fiscais críveis nos índices setoriais da bolsa de valores brasileira” estão entre os assuntos abordados na primeira edição de 2019 da Revista.


Milena Nandi / Mayara Cardoso – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Atualizada às 23h40

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2019 às 12:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário