PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Unesc participa da primeira edição oficial do Pint of Science Criciúma

Unesc participa da primeira edição oficial do Pint of Science Criciúma
Evento ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio no Pub da cervejaria Blend Bryggeri (Foto: Divulgação) Mais imagens

Já pensou em unir a discussão científica com uma boa conversa na mesa de bar? Essa é uma das propostas do Pint of Science. O festival internacional, que está na sua oitava edição, conta neste ano com a participação da Unesc. O evento, em Criciúma, acontecerá na cervejaria Blend Bryggeri, nos dias 20, 21 e 22 de maio, aberto ao público e gratuito.

Pint of Science, ou PoS, acontece simultaneamente em 25 países, integrando pesquisadores cientistas e a comunidade em geral, que se reúnem para expor estudos e discutir resultados de pesquisas de maneira informal em ambientes descontraídos, como bares e Pubs, propiciando um canal direto de conversa entre os cientistas e a sociedade.

O projeto iniciou em 2012 com dois pesquisadores do Imperial College da Inglaterra e hoje já ocorre em mais de 140 lugares ao redor do mundo, incluindo cidades do Brasil, onde iniciou em 2015. “O evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas”, comenta o coordenador do projeto em Criciúma e professor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Miguelangelo Gianezini.

Neste ano, 87 municípios brasileiros receberão o evento. Os temas continuam diversos: vacinação, mudanças climáticas, câncer, vida em marte, modificação genética de bebês, entre outros.

Pint of Science Criciúma e Unesc

Ao todo, serão apresentados noves “talks”, também conhecidos como palestras curtas, apresentados entre às 19h30 e 21h30.

No primeiro dia, segunda-feira (20/5), o evento conta com a temática geral “Ciência e Sustentabilidade por trás da Pesca e da Fotocatálise”, com o talks “O mar não está pra peixe: como pescar de forma sustentável?”, com o pesquisador Rodrigo Machado; “Tá nervoso? Keep Calm and... saiba mais sobre a ciência por trás da pesca”, com o professor Eduardo Guilherme Gentil de Farias; e “Fotocatálise & Sustentabilidade: vamos "passar a limpo" esse assunto!”, com o professor da Unesc Adriano Michael Bernardin.

A noite de terça-feira (21/5), conta com a temática “Se beber, não perca a memória!” e contará com as palestras “Se você não quer envelhecer e esquecer, prepare-se para morrer” com exposição da professora Josiane Budni; “Memórias: das células às recordações”, do pesquisador Gustavo Kellermann Reolon; e "O álcool pode danificar a memória? Que eu me lembre, não”, com o professor da Universidade, Eduardo Pacheco Rico.

No último dia, quarta-feira (22/5), o tema integrador é “Animais fantásticos e onde habitam: das abelhas às baleias”. Os talks serão “As abelhas que não fazem mal também fazem mel”, das pesquisadoras da Unesc, Birgit Harter Marques e de Betina Pereira Emerick; e “Por trás das ondas”, com Rodrigo Ribeiro de Freitas, também da Unesc.

A entrada é franca, com disponibilidade de 100 lugares, por ordem de chegada.

Para saber mais, acesse a site oficial.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de maio de 2019 às 16:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário