PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Pensar a Cidade: Unesc participa de roda de conversa para o desenvolvimento de Criciúma

Pensar a Cidade: Unesc participa de roda de conversa para o desenvolvimento de Criciúma
Encontro ocorreu na Acic na noite desta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um encontro para debater novas formas de se pensar em desenvolvimento. Foi assim, que iniciou o primeiro encontro do projeto “Pensar a Cidade – Série Diálogos 2018”, que iniciou na ACIC na noite desta quinta-feira. O encontro contou com a participação dos debatedores Moacir Dagostin, presidente da ACIC, Adelor Lessa, jornalista, Melissa Watanabe, economista e professora da Unesc, e Débora Sônego Búrigo, psicanalista.

A organizadora e mediadora do encontro, Maria Cristina Carpes, também psicanalista, comentou que a proposta do projeto é pensar na cidade com o olhar da psicanalise. “É o olhar que nos fala com a subjetividade da linguagem. A gente sabe que a linguagem nos constitui, mas ao mesmo tempo ela esconde nossos acesos.  O significante, as palavras, eles tentam dar um véu de sentido que muitas vezes a nossa subjetividade não tem, por isso a escuta é tão importante, porque nessa escuta você vê os lapsos, os maus entendidos, tido isso que está na linguagem, e é assim que vamos desenvolver o projeto”, comentou.

Segundo a coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação da Unesc, Melissa Watanabe, que participou do encontro, ao pensar a cidade, a Universidade pode contribuir enquanto uma formadora de opinião, de seres, que estão ali para pensar. “E também para dar ideias e sugestões para que a cidade se desenvolva de uma maneira plural, que ela é efetivamente. Atualmente não se consegue pensar em um desenvolvimento unilateral, e sim na sua forma diversa, plena e completa. É nesse sentido que a Universidade vem para colaborar. O crescimento ele ocorre, mas de que maneira ele vai agregar diferenças e potencializardes? Como pensar em turismo, qualidade de vida, alimentação, lazer? São diversos os caminhos que podem-se elaborar oportunidades”, comentou

O presidente da ACIC, Moacir Dagostin, comentou que esse é um momento crucial para a cidade. “Pensar a cidade, de que forma está se vivendo a cidade, e de que maneira as pessoas pensam nela, como está, como será o futuro. Nós estamos passando por um momento econômico, em nível nacional, complicado, a cidade também sofreu com isso, mas temos muitas condições. Temos porto, temos estradas duplicadas, anel viário, agua, energia elétri,a enfim, nós temos condições de atrair novos investimentos e empresas, o que falta é o poder público e as entidades se unirem para vender melhor Criciúma”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2018 às 22:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário