PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

PPGDS ALCANÇA A NOTA 4 NA AVALIAÇÃO DA CAPES

PPGDS ALCANÇA A NOTA 4 NA AVALIAÇÃO DA CAPES
Mais imagens

No dia 20 de setembro de 2017, a CAPES divulgou a avalição dos Programas de Pós-graduação do Brasil, no último quadriênio. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) recebeu a nota 4, sendo que os resultados desse processo são expressos na atribuição de uma nota na escala de "1" a "7".
Embora o PPGDS tenha, somente, 3 (três) anos de atividade (2014, 2015 e 2016) e a avaliação quadrienal tenha contemplado os últimos 4 (quatro) anos (2013, 2014, 2015 e 2016) o PPGDS subiu na avaliação. Há de se considerar que o PPGDS é, a partir desta avaliação, o programa de pós-graduação em desenvolvimento socioeconômico com maior nota no País.
A CAPES decidiu pela elevação do conceito por reconhecer o comprometimento dos docentes e discentes com o Programa e a Universidade. A CAPES levou em consideração aspectos como: a) a eficiência do programa na formação de mestres bolsistas (tempo de formação e percentual de bolsistas titulados); b) publicações qualificadas do programa por docente permanente; e, c) produção intelectual, critério no qual o resultado do programa foi avaliado pela CAPES como “Muito Bom”.

Objetivos do Sistema de Avaliação da Pós Graduação:
1. Estabelecer o padrão de qualidade exigido dos cursos de mestrado e de doutorado;
2. Fundamentar os pareceres do Conselho Nacional de Educação sobre autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado e doutorado brasileiros - exigência legal para que estes possam expedir diplomas com validade nacional reconhecida pelo MEC;
3. Impulsionar a evolução de todo o Sistema Nacional de Pós Graduação e de cada programa em particular, antepondo-lhes metas e desafios que expressam os avanços da ciência e tecnologia na atualidade e o aumento da competência nacional nesse campo;
4. Contribuir para o aprimoramento de cada programa assegurando-lhe o parecer criterioso de uma comissão de consultores sobre os pontos fracos e fortes de seu projeto e de seu desempenho e uma referência sobre o estágio de desenvolvimento em que se encontra;
5. Contribuir para o aumento da eficiência dos programas no atendimento das necessidades nacionais e regionais de formação de recursos humanos de alto nível;
6. Dotar o país de um eficiente banco de dados sobre a situação e evolução da pós-graduação;
7. Oferecer subsídios para a definição da política de desenvolvimento da pós-graduação e para a fundamentação de decisões sobre as ações de fomento dos órgãos governamentais na pesquisa e pós-graduação.

A Avaliação compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação quadrienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós Graduação. Todos os programas de pós-graduação são avaliados segundo 11 (onze) critérios qualitativos: produção técnica; disciplinas; proposta do programa; produção docente; produção discente; teses e dissertações; outras produções; linhas de pesquisa; produção bibliografia; projetos de pesquisa; e, corpo docente (vínculo e formação). Além disso, são consideradas a composição geral dos programas e o desempenho específico da área.


A coordenação do PPGDS enaltece a importante contribuição dos egressos do programa para essa conquista e salienta a “primeira colocação nacional do Programa dentre os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico” e sua participação no seleto grupo daqueles que aumentaram seu conceito CAPES na avaliação quadrienal, feito alcançado por apenas 22% (vinte e dois por cento) dos programas na referida avaliação.

Texto por: Igor Martello Olsson
Lais Trajano Alves
Andre Scholl de Almeida
Kelly Gianezini

 

25 de setembro de 2017 às 10:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário