PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Docente do PPGDS coordena GT no VII EPED – Encontro Nacional de Pesquisas Empíricas em Direito

Docente do PPGDS coordena GT no VII EPED – Encontro Nacional de Pesquisas Empíricas em Direito
Mais imagens

Durante o dia 24 de agosto de 2017, a Professora Dra. Kelly Gianezini (PPGDS/UNESC) e a Professora Jane Porto (UNICAMP) coordenaram o Grupo de Trabalho – GT 20: Políticas Públicas, Direito a Educação e Inclusão Social, do VII EPED – Encontro Nacional de Pesquisas Empíricas em Direito, ocorrido na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).  


O GT visava a congregar, fomentar trabalhos acadêmicos, identificados com a metodologia de pesquisa empírica, na vertente transdisciplinar de Direito, Educação e demais áreas afins, com fim de reflexão e acompanhamento de ações públicas e privadas, destinadas à promoção do desenvolvimento humano (em qualquer fase de desenvolvimento) e realização de direitos e garantias constitucionais fundamentais, individuais e coletivas, por meio de políticas públicas.


A relevância desta temática na atualidade assenta-se na necessidade de promoção do reconhecimento de políticas públicas que contribuam para a afirmação de direitos, tutela de população em estado de vulnerabilidade e inclusão social da diversidade que compõe a tessitura social brasileira. O lócus também se destinou à criação de um ambiente favorável à troca de relatos de experiência e reflexões de pesquisa entre os presentes e contou com a presença de pesquisadores de diferentes regiões do país (Pará, Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Bahia), que se encontram em fases distintas de formação e pesquisa científica.


Para além da divulgação científica, o espaço promoveu a partir da sinergia dos presentes momentos de interação, partilha de saberes, reflexões e sínteses interdisciplinares necessárias a formação continuada do pesquisador em direito e demais áreas sociais. Porto, destacou que “o coletivo chegou ao consenso da dimensão da responsabilidade da pesquisa social para a construção de uma sociedade plural, democrática e mais inclusiva, tendo a luta pela efetividade do direito por meio de políticas de reconhecimento e afirmação”.

Texto por: Kelly Gianezini (PPGDS/UNESC)

Professora Jane Porto (UNICAMP)

29 de agosto de 2017 às 13:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário