PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Defesa Pública de Dissertação - Tiago da Silva Soares

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:
 
Título: “Movimento passe livre: das tarifas de ônibus ao direito à cidade”
 
Mestrando: Tiago da Silva Soares
 
Presidente da banca e orientador: Prof. Dr. João Henrique Zanelatto
Coorientadora: Prof. Dr. Giovana Ilka Jacinto Salvaro
 
Banca Examinadora:
Prof. Dr. João Batista Bitencourt (UFM)
Prof. Dr. Rafael Rodrigo Mueller (UNESC)
Prof. Dr. Alcides Goularti Filho (Suplente-UNESC)
 
Data: 30/03/2017
Horário: 09h
Local: Bloco P sala 16
 
Resumo
Este trabalho é a tentativa de compreensão sobre algumas relações estabelecidas nas cidades e que envolvem a mobilidade e o transporte coletivo. Neste sentido, buscou-se analisar a questão a partir do estudo de um movimento social: o MPL. Desta reflexão foi construído o problema de pesquisa: como a estrutura, objetivos e pautas do MPL - que ganhou notoriedade nacional a partir de 2013 - contribuem para o desenvolvimento das lutas anticapitalistas urbanas?
Na tentativa de responder esta questão, se elabora, também, o objetivo geral do trabalho, que é analisar o MPL e qual a fundamentação do seu discurso que cria uma relação entre transporte público, tarifa zero e anticapitalismo nas cidades.
Dando continuidade, e ainda tendo o problema de pesquisa em vista, se elenca como objetivos específicos: investigar em que medida a atuação do MPL foi determinante para a eclosão das manifestações de 2013; compreender teórica e cientificamente os conceitos de cidade, transporte coletivo e transporte público e passe livre; analisar as formas de acesso à cidade, os problemas existentes e as possíveis soluções, segundo o MPL; e ainda, destacar a trajetória e estrutura de organização do movimento.
 
Palavras-chave: Anticapitalismo. Cidade. Movimento Passe Livre. Movimentos Sociais
17 de março de 2017 às 17:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário