PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Defesa Pública de Dissertação - Fernando Marcos Garcia

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:
 
Título: “Desenvolvimento e dinâmicas organizacionais na construção civil: políticas de responsabilidade socioambiental e certificação em empresas brasileiras”
 
Mestrando: Fernando Marcos Garcia
 
Presidente da banca e orientador: Prof. Dr. Miguelangelo Gianezini
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Cristina Keiko Yamaguchi
 
Banca Examinadora:
Prof. Dr. César Augustus Winck (UNOESC)
Prof.ª Dr.ª Melissa Watanabe (UNESC)
Prof. Dr. Sílvio Parodi Oliveira Camilo (Suplente-UNESC)
 
Data: 14/12/2016
Horário: 13h30
Local: Bloco P sala 16
 
RESUMO
Na compreensão geral da engenharia, a Indústria da Construção se divide em dois setores: Construção Pesada e Construção Civil. No Brasil, ambos possuem considerável relevância para o desenvolvimento, sendo responsáveis pela infraestrutura que propicia energia, transporte, moradia e serviços à população, contribuindo também para a competitividade das organizações instaladas no país em setores estratégicos. Neste contexto, as atividades do setor da Construção civil têm se deparado, nos últimos anos, com a questão da responsabilidade socioambiental, na qual as empresas precisam adotar posturas e assumir compromissos perante stakeholders. Observando tal condição, este estudo objetivou analisar as dinâmicas organizacionais do setor da construção civil, com foco nas políticas e práticas de responsabilidade socioambiental, a partir da experiência de empresas do segmento de incorporação imobiliária. Em complemento, se pretendeu: caracterizar o atual segmento da incorporação imobiliária no Brasil; apresentar as demandas socioambientais da legislação em vigor que “guiam” as ações de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade ambiental; e conhecer as experiências socioambientais voluntárias a partir de certificações específicas disponíveis para empresas do segmento. A pesquisa foi conduzida com visão interdisciplinar e fez uso de método indutivo, com abordagem qualitativa e natureza de pesquisa aplicada. Considerando os objetivos, os fins descritivo e explicativo foram aliados a uma estratégia de pesquisa multicasos que contou com revisão bibliográfica e levantamento documental. A amostra foi composta por três empresas do segmento de incorporação imobiliária e o marco temporal considerou o período de 2011 até 2015. Os resultados obtidos demonstram que as empresas estudadas adotam políticas e práticas de responsabilidade socioambiental (inclusive voluntárias) em duas dimensões, sendo: aquelas voltadas à qualificação da mão-de-obra e assistência, na dimensão social; e técnicas de construção sustentável, muitas vezes vinculadas às certificações, na dimensão ambiental. Considerando o ambiente institucional, concluiu-se que as empresas adotam um posicionamento estratégico predominantemente isomórfico que envolve práticas de responsabilidade socioambiental corporativa semelhantes, para manter os mercados nos quais atuam (cumprindo as exigências legais) e/ou conquistar novos (buscando certificações voluntárias) no intento de obter maior. Por sua vez, tais práticas causam impactos não apenas às organizações, mas também aos próprios stakeholders, podendo influenciar no desenvolvimento local.
 
Palavras-chave: Construção civil. Responsabilidade socioambiental. Sustentabilidade.
01 de dezembro de 2016 às 16:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário