Administração de Empresas

Unesc lança Núcleo Operacional do PEIEX em Criciúma

Unesc lança Núcleo Operacional do PEIEX em Criciúma
Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex Brasil em parceria com a Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Uma parceria que começou a ser projetada em 2016 e já mostra seus primeiros resultados foi lançada oficialmente na noite de quarta-feira (13/11). Trata-se do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) de Criciúma, que trabalha em prol do desenvolvimento do potencial inovador e exportador da região Sul. O PEIEX foi criado e é oferecido em todo o país pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organização que tem, em Criciúma, a Unesc como instituição executora, a partir de convênio assinado em 2019.

O Núcleo Operacional PEIEX Criciúma conta atualmente com 35 empresas em atendimento, com o objetivo de chegar à 100 empresas até 2021. Seu objetivo, conforme o coordenador do Núcleo, Júlio Cesar Zilli, é qualificar as empresas locais, que abrangem as regiões da AMREC, AMESC e AMUREL, e prepará-las para expandirem seus negócios com a exportação de forma mais segura e positiva. “Queremos prepará-las para que tenham sucesso e possam permanecer atuando no mercado internacional”, destacou o coordenador.

Entre as empresas participantes estão organizações das mais variadas áreas, porém, todos com o objetivo de alçar voos mais altos e seguros. O trabalho de prospecção desses participantes, de acordo com Zilli, vem sendo feito ao longo do ano pela equipe do Núcleo, que leva informações sobre a possibilidade oferecida com o intermédio da Unesc, que disponibiliza não só sua estrutura física, mas também sua expertise em prol dos projetos.

“Neste momento precisamos reforçar nossos agradecimentos a todos esses empreendedores que acreditaram no projeto PEIEX, na Apex-Brasil, na Unesc, nos técnicos que se dedicam dia a dia e no trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2016”, salientou o coordenador, que ainda agradeceu à Apex-Brasil por acreditar no Sul do Brasil e possibilitar a implantação do Núcleo.

Lideranças nacionais, empreendedores locais, comunidade acadêmica e comunidade externa estiveram reunidos no Auditório Jayme Zanatta, na Acic, para um momento de socialização e aprendizado. Entre as autoridades presentes estiveram o Analista de Competitividade da Apex-Brasil, Ulisses Medeiros Júnior; Pedro Piá de Andrade e Clarissa Oliveira Franco, ambos colaboradores da Apex-Brasil que dividiram conhecimentos com os presentes e o coordenador do Núcleo, Júlio Cesar Zilli. Ao final das apresentações de cenários, dados e detalhes sobre a atuação da Apex-Brasil e do Programa os convidados foram recepcionados em um coquetel e puderam trocar experiências e contatos com as lideranças e demais participantes.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de novembro de 2019 às 17:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário