PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Unesc se manifesta contraria às mudanças do Pibid

Unesc se manifesta contraria às mudanças do Pibid
Mais imagens

O Governo Federal, na figura da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicou no Diário Oficial da União, novas regras para o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e Pibid Diversidade. A Unesc, em consonância com o Forpibid (Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), emitiu uma moção de repúdio as mudanças.

Pela nova proposta, o Programa deixa de focar na formação inicial dos professores e passa a ter a finalidade de melhorar o IDEB das escolas, transformando a iniciação à docência em processo de aula reforço.

A Unesc tem em vigência nove projetos aprovados no Pibid – vigência até 2018, com mais de 200 bolsistas. Em portaria publicada no Diário Oficial, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) exige que as IES (Instituições de Ensino Superior) renunciem aos projetos em andamento.

“O Pibid pode ter seus objetivos principais alterados para uma nova função, que deixará de ser a de iniciação à docência para uma ação mais corretiva dos problemas de alfabetização e letramento. A mudança no programa significará uma diminuição do número de bolsistas em todos os níveis. O Forpibid, órgão que representa o Pibid perante a Capes está se manifestando pela revogação desta portaria”, destaca o coordenador institucional do Pibid na Unesc, Carlos Arcângelo Schlickmann.

Confira a moção enviada ao Ministro-Chefe do Gabinente Pessoal da Presidenta da República na íntegra
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

12 de maio de 2016 às 11:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário