PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Trabalhos sobre a Consciência Negra encerram ações do Pibid

Trabalhos sobre a Consciência Negra encerram ações do Pibid
Estudantes apresentaram trabalhos e dividiram experiências (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Dia da Consciência Negra foi o tema das ações de encerramento do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) Interdisciplinar e Geografia da Unesc. Alunos dos cursos de Geografia e Letras estiveram nas escolas Pascoal Meller e Dionízio Millioli, em Criciúma, realizando trabalhos e oficinas com os estudantes. Na última quinta e sexta-feira (19 e 20/11), as ações foram encerradas com a socialização dos projetos desenvolvidos.

Na escola Pascoal Meller, os alunos do curso de Letras, bolsistas do Pibid Interdisciplinar, desenvolveram o projeto “Navio Negreiro: uma viagem pela história da escravatura. “Os estudantes discutiram temas atuais que existentes na sociedade. É importante a escola problematizar alguns conceitos que são inseridos no dia a dia silenciosamente, afim de que se tenha um olhar crítico, principalmente nas questões do preconceito”, explicou a coordenadora do Pibid Interdisciplinar de Letras, Daniela Arns Silveira.

Escola Dionízio Millioli

As oficinas e brincadeiras realizadas na Escola Municipal Dionízio Millioli reuniram 270 estudantes. Durante as atividades, os alunos do curso de Geografia abordaram assuntos sobre o continente africano, seus aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais. “Foi uma manhã maravilhosa, cheia de novidades para os alunos e muito gratificante para os bolsistas do Pibid que planejaram, organizaram e executaram as atividades”, afirmou a coordenadora do Pibid de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino.

Além de socializarem os trabalhos, os estudantes confeccionaram máscaras, aprenderam a jogar “mancala”, ouviram e refletiram sobre os contos africanos, utilizaram “Adinkra” - arte de trabalhar com carimbos, além de participarem de uma exposição com diversos personagens, que marcaram a história da sociedade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de novembro de 2015 às 16:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário