Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

SESMT da Unesc promove curso de reciclagem em segurança do trabalho

SESMT da Unesc promove curso de reciclagem em segurança do trabalho
Funcionários do Horto, do Iparque, da manutenção civil e gestores foram capacitados(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

“Segurança acima de tudo”: esse slogan a Unesc segue à risca. Nesse ritmo, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Universidade, promoveram aos colaboradores, nesta segunda-feira (27/9), a atualização do certificado da Norma Regulamentadora 35 (NR35), que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura envolvendo o planejamento, a organização e a execução, necessário há cada dois anos.

A capacitação e requalificação ocorreu durante todo o dia. Pela manhã os funcionários passaram pela sala de aula, revendo as instruções da NR35 e conhecendo os equipamentos de proteção para a execução de suas atividades. No período vespertino eles passaram para a prática em ambientes reais, enfrentados no dia-a-dia. O primeiro exercício foi descer um rapel vertical no Bloco P. Em seguida, realizaram manobras em escada e escada marinheiro, encerrando os treinamentos em acesso à árvore.

Segundo a técnica em Segurança do Trabalho, Devonete Mariano, os funcionários realizaram exames clínicos e físicos. “Esse curso precisa ser renovado a cada dois anos. Estamos promovendo a atualização e a reciclagem do treinamento para todos que estão em atividade. Eles recebem certificados comprovando que estão aptos para exercer seu trabalho”, explicou.

O curso de capacitação foi ministrado pela empresa RS Tek, através do instrutor e técnico do Trabalho Reginaldo da Silva. Ele apontou que a capacitação e a reciclagem são muito importantes para os colaboradores e gestores. “O mais importante é proporcionar ao funcionário a garantia de um trabalho seguro. Que ele venha trabalhar e volte para sua família seguro. É bom para ele e para a Unesc. O conhecimento da Normativa também ajuda os gestores a cobrarem das empresas terceirizadas, o mesmo nível de segurança na prestação dos serviços”, destacou o instrutor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2021 às 18:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário