Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Começou a 14ª Sipat Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Unesc

Começou a 14ª Sipat Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Unesc
Com mais de 600 inscrições, evento ocorre até sexta-feira (25/9) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O tema “gestão de riscos” pautou a abertura da 14ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), um evento norteado pela segurança do trabalhador, saúde e qualidade de vida. Para o evento, diante do isolamento social, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) preparou palestras online, distribuídas entre segunda e sexta-feira (21 a 25/9). “Mesmo com o cenário apresentado pela Covid - 19 esta iniciativa não foi suspensa. É um momento diferente sim, virtual, mas absolutamente repleto de aprendizagem e possibilidades. Toda empresa com CIPA constituída, neste caso uma Universidade, deve realizar anualmente sua Semana Interna. As medidas de segurança nunca foram tão importantes, e estão se tornando cada vez mais. Certamente a Sipat contribuirá para isso”, evidenciou a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta.

O evento de abertura foi ministrado professor, engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho e ex-bombeiro da Força Aérea Brasileira, Jackson Luiz Jarzynski. Abordando o tema “gestão de riscos”, o palestrante discorreu sobre prevenção, ética, legislação, ambiente de trabalho, confiança, relações, valorização profissional e o mundo VUCA (Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). 

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Ao longo da Semana serão oito palestras online e mais de 600 pessoas já estão inscritas para participar. “O funcionário da Unesc está convidado a presenciar este momento conosco. O cadastro pode ser feito em Unesc.net/Proadh. Temos uma programação pensada com bastante carinho e repleta de conhecimento sobre assuntos de importante relevância, visando a saúde e a qualidade de vida”, convidou a presidente da CIPA, Ana Paula Locatelli.

Conforme a secretária da Comissão, Carla Roberta Duarte Cardoso, será possível acompanhar as palestras em um espaço reservado para colaboradores que não dispõem de um computador em seu trabalho. Uma sala higienizada e organizada estará disponível em cada evento. “São palestras pensadas para agregar conhecimentos pontuais, que ganham destaque no momento em que vivemos. Pensado para ser um evento diferente, o colaborador pode acompanhar de casa ou do trabalho. Não poderíamos deixar de realizar a Sipat neste ano”, destacou.  

A abertura também contou com a participação da coordenadora do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Mariléia Maciel, e do presidente da Aprofucri (Associação de Professores e Funcionários da Fucri) e engenheiro de Segurança e Medicina do Trabalho, Edson Luis da Silva. 

Programação

Terça-feira (22/9)

  • 9 horas: Biossegurança
  • 14 horas: Animais peçonhentos
  • 19 horas: Ergonomia

Quarta-feira (23/9)

  • 14 horas: Direção defensiva
  • 16 horas: saúde mental

Quinta-feira (24/9)

  • 15 horas: Acidentes domésticos 

Sexta-feira (25/9)

  • 15 horas: o sentido do trabalho e o trabalho do sentido

A Sipat é organizada pela CIPA, Sesmt , DDH e Reitoria da Unesc.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2020 às 16:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário