Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Saúde do homem é abordada em palestra do Novembro Azul

Saúde do homem é abordada em palestra do Novembro Azul
Iniciativa do Sesmt reuniu funcionários da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Cuidados com a saúde do homem foram tema de um encontro na manhã desta terça-feira (27/11) na Unesc. Funcionários da Instituição puderam ter mais informações e tirar dúvidas na palestra “Novembro Azul – Combate ao Câncer de Próstata”, ministrada pelo enfermeiro Fabio Minotto Dal Toé. O evento foi uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e contou ainda com o sorteio de brindes.

Segundo Dal Toé, por ano, estima-se que aproximadamente 69 mil casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil. “Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens. Só perde para o câncer de pele. Mas a possibilidade de cura é alta, se diagnosticado cedo. Em 90% dos casos em que a descoberta é no início, há cura. Por isso a importância de fazer exames e ter acompanhamento médico sempre”, afirma.

O enfermeiro explicou que o rastreio de prevenção pode ocorrer a partir dos 45 anos, caso o paciente faça parte de grupo de risco, e iniciar pela consulta com o urologista e um exame de PSA (Prostate-Specific Antigens, Antígenos Específicos da Próstata em Português), realizado por meio de um exame de sangue. “Caso o exame apresente alguma alteração, será necessário o exame de toque. Se não houver nenhuma alteração, basta o acompanhamento médico”.

Prevenir é a melhor atitude

Homens acima dos 50 anos – ou 45 se fizerem parte do grupo de risco – devem ir ao urologista anualmente;
Histórico familiar – se algum homem da família já teve câncer de próstata, a chance de outro membro dessa família desenvolver a doença é ainda maior;
Entre os homens da etnia negra há mais casos desse tipo de câncer;
Homens com sobrepeso, obesos, que fazem uso de álcool e/ou tabaco, têm mais chance de desenvolver câncer de próstata;

Novembro Azul

Novembro é o mês dedicado à prevenção de doenças e conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2018 às 14:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário