Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Entidades parceiras do Programa Trabalho Seguro reúnem-se na Unesc para compartilhar boas práticas

Entidades parceiras do Programa Trabalho Seguro reúnem-se na Unesc para compartilhar boas práticas
Evento será realizado na quinta-feira (4/10) no Auditório Edson Rodrigues (Foto:Divulgação) Mais imagens

A reunião anual das entidades parceiras do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina será realizada este ano em Criciúma, nesta quinta-feira (4/10), a partir das 13h30. A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) sediará o evento, que tem como principal objetivo promover o compartilhamento de boas práticas em saúde e segurança no trabalho.

Neste ano, professores do mestrado em Direito da Unesc farão palestras breves, de cerca de 30 minutos. Uma delas será do juiz titular da Vara do Trabalho de Araranguá e gestor auxiliar do PTS no estado, Rodrigo Goldschmidt. Ele falará sobre violência no ambiente do trabalho, tema central do Programa no biênio 2018/2019. Também serão abordados, em outras palestras, os desafios e soluções relacionados ao trabalho da mulher e do jovem aprendiz.

“Essas falas são uma forma de dar um peso mais científico ao evento, aliando o conhecimento teórico à já tradicional apresentação de boas práticas”, explica um dos dois gestores regionais do Programa, juiz do Trabalho Ricardo Jahn, que está organizando o evento – o outro gestor regional é o desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, que estará presente no evento.

Três empresas vão apresentar boas práticas: a Cerâmica Eliane, de Criciúma; o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário (Siticom), de Joaçaba e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Santa Catarina é o quarto estado com mais acidentes e doenças do trabalho registrados no país, totalizando 38 mil ocorrências ao ano – 118 delas fatais. Entre as atividades com maior número registros estão: o trabalho nas fundições de ferro e aço, o atendimento hospitalar e o abate de suínos e aves. Os dados são do Anuário Estatístico da Previdência Social, elaborado pelo INSS, e não levam em conta ocorrências no serviço público e na economia informal.

O Programa Trabalho Seguro conta, atualmente, 112 entidades parceiras somente em Santa Catarina, incluindo empresas privadas, instituições públicas e sindicatos de patrões e empregados.

Colaboração: TRT-SC - Comunicação Social

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de outubro de 2018 às 16:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário