Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Brigada de Emergência da Unesc realiza simulado no campus

Brigada de Emergência da Unesc realiza simulado no campus
Brigadistas vivenciaram experiências de evacuação de área e resgate (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A última semana de férias na Universidade teve um movimento diferente. Nesta quarta-feira (25/7), os participantes da primeira Brigada de Emergência da Unesc fizeram simulados de emergência pela manhã, nos blocos da Reitoria e Administrativo e à tarde, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Os locais foram evacuados e resgates de “vitimas” realizados, tudo para que os brigadistas tivessem uma vivência mais próxima possível da realidade.

A simulação marcou o encerramento da etapa de formação da Brigada de Emergência, que foi constituída por encontros teóricos e práticos. A partir deste semestre ocorrerão simulados no campus e no Iparque, para o aprimoramento dos trabalhos dos brigadistas. As atividades desta quarta-feira foram acompanhadas por profissionais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e por agentes de trânsito.

“Do acionamento do alarme de incêndio até o início da fala dos profissionais do Corpo de Bombeiros na Unesc, se passaram 12 minutos. Isso significa que eles se deslocaram em aproximadamente sete minutos. Isso em uma situação real pode ser reduzida ainda mais”, comentou o especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva, orientador do simulado.

Para a professora Cláudia Peluso, a experiência foi muito importante. “Nós prezamos pela Universidade e pelos nossos colegas de trabalho e por isso decidimos participar para colaborar com a segurança. Além disso, participar da Brigada nos faz ter contato e conhecer os colaboradores da Instituição”

O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, considerou o primeiro treinamento positivo e agradeceu pela disponibilidade dos cerca de 50 colaboradores em fazer parte da Brigada. “Os participantes da primeira Brigada de Emergência da Unesc estão sendo preparados para identificar e agir em momentos de emergência e urgência. Foram quatro dias de treinamentos teóricos e práticos que vão colaborar com a segurança de visitantes, colaboradores e alunos da Instituição”.

O sargento Laércio Pedroso, do Corpo de Bombeiros de Criciúma, parabenizou pelo trabalho realizado na Universidade e falou da importância da Brigada de Emergência e convidou os colaboradores da Unesc a participarem da capacitação e serem bombeiros voluntários.

Ao final do simulado, os brigadistas se reuniram para debater os pontos positivos e negativos da ação, no intuito de refletir sobre o que pode ser feito diferente nas próximas simulações e em casos reais. Além dos agendados, a intenção é realizar simulados surpresa também. “Aproveitem o conhecimento adquirido e fiquem sempre atentos, não só no ambiente de trabalho, mas na casa, no prédio que vocês moram, na vizinhança. A atuação de vocês pode fazer a diferença”, afirma Silva.

A Brigada é  formada por funcionários do Iparque, de setores dos blocos Administrativo, do Estudante e da Reitoria, da Biblioteca Central Professor Eurico Back, do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, das Clínicas Integradas e de representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2018 às 14:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário