Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Funcionários da Universidade passam por treinamento para trabalho em altura

Funcionários da Universidade passam por treinamento para trabalho em altura
Grupo é formado por colaboradores que realizam atividade específica (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Vinte e cinco funcionários de diversos setores da Unesc que realizam trabalhos em altura estão passando por um treinamento específico sobre a NR 35 (Norma Regulamentadora). A capacitação iniciou na manhã desta terça-feira (17/7) com aula teórica e encerrará nesta quarta-feira (18/7), com atividade prática a partir das 9 horas, no Bloco P.

A NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, explica que se considera trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. Segundo ele, o treinamento na NR 35 ocorre a cada dois anos na Universidade. “A queda é uma das principais causas de morte e de deficiência física por acidente de trabalho. Todos são responsáveis pela segurança, incluindo a pessoa que executa o trabalho. Por isso as capacitações ocorrem. A preocupação é com o trabalhador, terceirizado ou funcionário, e com a sua segurança dentro da Instituição e durante o desenvolvimento de suas atividades”, afirma.  

Participam da capacitação funcionários do Horto Florestal, Departamento de Planejamento e Infraestrutura, Manutenção, Departamento de Tecnologia da Informação, laboratórios do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Setor de Eventos, Museu de Zoologia Professor Morgana Cirimbelli Gaidzinski e SOS.

O treinamento é uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Unesc, que está sendo conduzido pelo  especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de julho de 2018 às 12:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário