Engenharia Ambiental e Sanitária

Unesc 52 anos: meio ambiente em evidência no último evento da noite

Unesc 52 anos: meio ambiente em evidência no último evento da noite
Webinar foi transmitido ao vivo pela Unesc TV (Imagem: reproduçãoYouTube) Mais imagens

As relações entre a pandemia e o meio ambiente foram abordadas no último evento desta quinta-feira (25/6), quarto dia de comemorações pelos 52 anos da Unesc. O professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos e pesquisador do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Universidade, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, recebeu o doutor em Ciências Ambientais, Zeca Virtuoso; a técnica em recursos hídricos da Aguar (Recursos Hídricos da Associação de Proteção da Bacia do rio Araranguá), Rose Adami, e o professor da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Claudio Di Mauro.

Menezes iniciou o diálogo lembrando que o coronavírus apresentou incontáveis problemas à sociedade, incluindo ao meio ambiente, que por muitas vezes acaba ficando de lado no dia a dia. Entre os pontos, a crise hídrica foi apontada como o problema mais constante. “Estamos vivenciando dificuldades gravíssimas com relação ao tratamento da água, em nossa região e no Brasil. São pontos de atenção desde gestão dos recursos, estiagem e poluição”, afirmou.

Ao trazer o assunto para o Sul do país, Di Mauro apontou que as preocupações são ainda mais alarmantes, sem perspectivas de melhora a curto prazo. “São muitos meses sem a quantidade de água necessária para alimentar os rios, e consequentemente chegar aos setores de saneamento básico, rural e industrial e até a casa das pessoas. A situação é de risco. Já são três anos nessa situação, e a tendência é que as coisas sigam piorando”, apontou.

Ao longo do webinar, os palestrantes apontaram outros pontos de atenção e medidas que poderiam contribuir para a recuperação ambiental, como investimentos em gestão, tecnologia e conscientização da população. Cada um dos especialistas apresentou seus olhares durante 15 minutos. Após as falas, o diálogo foi aberto a questionamentos da transmissão e pontos de discussão sugeridos pelo público.

Unesc 52 anos


Ao longo da semana, a Universidade propôs diversos assuntos de relevância social. Nesta sexta-feira (26/6), novos temas estarão em debate. Todos os eventos são gratuitos e podem ser assistidos no canal da Unesc TV no YouTube. Clique aqui para acessar a programação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de junho de 2020 às 21:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário