Engenharia Ambiental e Sanitária

Moradores de condomínio recebem devolutiva de diagnóstico socioambiental

Moradores de condomínio recebem devolutiva de diagnóstico socioambiental
Atividade foi realizada no condomínio Residencial Venezia, no Bairro São Sebastião (Foto: Divulgação) Mais imagens

Representantes da comissão de moradores do Residencial Venezia, no Bairro São Sebastião, em Criciúma, receberam sábado (9/12), a devolutiva de um diagnóstico socioambiental realizado no condomínio. A atividade integrou uma das etapas do projeto de extensão “Educação e gestão ambiental na Escola Municipal José Contim Portella e sua ampliação para a comunidade do entorno”. Durante a reunião, o síndico, Marcos Corrêa da Silva, e as representantes da comissão Suelen de Souza Fernandes Henrique (presidente) e Débora Juliani (suplente) tomaram conhecimento dos principais aspectos identificados na pesquisa, referente à gestão dos resíduos no condomínio.

Apresentado pelo acadêmico Eduardo Fernandes Martinello, com o apoio do professor José Carlos Virtuoso, coordenador do projeto, o resultado do estudo indicou algumas possibilidades para melhorar as condições socioambientais do residencial, como a ampliação da coleta seletiva, a realização de horta comunitária, captação de água da chuva e o aproveitamento do óleo de cozinha para a produção de sabão, dentre outras. “Desejamos, sim, realizar algumas ações para mobilizar os moradores do nosso condomínio e melhorar ainda mais o nosso ambiente”, disse o síndico, com a concordância de Suelen e Débora. Uma reunião ampliada para fevereiro do próximo ano deverá servir para a mobilização da comunidade local, que passa de 1 mil pessoas, residentes em 256 apartamentos, distribuídos em 16 blocos.

Durante o primeiro ano do projeto e parte do segundo, as ações ficaram mais voltadas à escola José Contim Portella, sendo direcionadas neste segundo semestre ao condomínio. Também fazem parte da equipe extensionista o professor Gustavo José Dembler Zambrano e as acadêmicas Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas) e Sofia Serrano Scheibler (voluntária, Engenharia Ambiental e Sanitária).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de dezembro de 2017 às 17:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário