Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica: Para formar profissionais diferenciados e empreendedores

Engenharia Mecânica: Para formar profissionais diferenciados e empreendedores
Entre os projetos desenvolvidos, um dos preferidos é o Baja SAE. Ele é um desafio lançado aos estudantes de engenharia de todo o mundo e que também tem forte envolvimento dos alunos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O desenvolvimento das engenharias remonta ao início da criação de ferramentas pela humanidade. Entre as diferentes áreas do conhecimento, a Engenharia Mecânica foi e continua sendo umas das mais abrangentes e impactantes para a sociedade. Foram os engenheiros mecânicos que, a partir de Leonardo da Vinci (século 15), criaram vários dispositivos como: engrenagens, rolamentos, caldeiras, motores, compressores e turbinas. Com estes, foi possível a criação de inúmeras máquinas presentes em nosso cotidiano, como: bicicletas, condicionadores de ar, refrigeradores, eletrodomésticos, trens, caminhões, automóveis e aviões.

No século 21, a Engenharia Mecânica manterá a sua importância e ampliará seus desafios. Com as novas demandas por um mundo mais sustentável e uma sociedade mais conectada, os futurosengenheiros deverão apresentar soluções mais criativas e desenvolver produtos muito mais eficientes e customizados.

Diante da grande abrangência da área, as possibilidades de atuação de um engenheiro mecânico são inúmeras: desenvolvimento de produtos, projetos de mecanismos e máquinas, gerenciamento e controle de qualidade, manutenção industrial, pesquisas tecnológicas e consultoria técnica. Com tantas atribuições, o profissional desta área poderá atuar em diferentes tipos de empresas, ou melhor, empreender seu próprio negócio. Neste sentido, o curso de Engenharia Mecânica da Unesc está estruturado para formar profissionais criativos e, principalmente, inovadores. O curso é pensado para a formação de um engenheiro questionador e que apresente soluções aos problemas propostos. Para isso, a Instituição fez grandes investimentos em laboratórios e, principalmente, em professores. Além disso, algumas metodologias de ensino estão sendo implementadas no curso.

Segundo o coordenador de Engenharia Mecânica da Unesc, Adriano Bernardin, ao longo da grade curricular, todas disciplinas envolvendo cálculos são progressivamente instrumentalizadas, ou seja, poderão ser realizadas com softwares e/ou calculadoras científicas. “A idéia é que o aluno não precise decorar fórmulas. Isso uma máquina faz. Ele precisa é saber interpretar os resultados. Durante a graduação, ele deve experimentar errar e compreender como os fenômenos acontecem. Um engenheiro é um pensador de soluções que sabe usar as ferramentas certas”, afirma.

O coordenador adjunto, Adilson de Oliveira, comenta que a Engenharia Mecânica é um curso muito tradicional e que, na Unesc, ele foi pensado com olhos nas demandas que o país necessitará nos próximos anos e por isso, motiva os graduandos a serem seus próprios chefes. “Desenhamos um curso com ‘fortes’ disciplinas específicas (Termodinâmica, Transmissão de Calor, Mecânica dos Fluido e Controle de Sistemas) e importantes disciplinas aplicadas, como Mecanismos, Motores à Combustão, Vibrações, Processos de Fabricação, Materiais, Instrumentação e Simulação”, conta Oliveira. “Ao mesmo tempo, o aluno de graduação também terá acesso a disciplinas voltadas à gestão de negócios, como: Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Organizações Industriais e Gestão da Inovação ”, complementa.

Conforme Bernardin, a Engenharia Mecânica da Unesc não segue modismos, mas fica ligada ao que o mercado e os avanços tecnológicos necessitam. “Atualmente, o mercado está pedindo um bom projetista que pode ser um autônomo, consultor, não necessariamente um empregado. A indústria 4.0 mudará as relações de trabalho e estamos atentos a isso”.

O curso

Com cinco anos de duração, o curso de Engenharia Mecânica da Unesc alia teoria e prática e ainda possibilita que o aluno participe de projetos de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, com bolsas de iniciação científica. Os acadêmicos têm à disposição uma estrutura que ultrapassa a sala de aula e vai até laboratórios no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

O curso oferece ainda disciplinas nas quais os alunos desenvolvem projetos de produtos. Um dos exemplos é o maior túnel de vento do Estado, uma instalação que permite observar, simular e pesquisar o comportamento dos escoamentos, entendendo os efeitos de passagem do ar através de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.

Há ainda o projeto Vulcano Baja, no qual os estudantes, orientados por professores, desenvolvem o protótipo de um veículo off-road que leva apenas um piloto e que possa trafegar em terrenos com as mais diferentes condições de solo. Este projeto é uma competição motivada pela Sociedade Internacional de Engenheiros da Mobilidade (SAE). A equipe da Unesc participa desta competição que envolve equipes de acadêmicos de diferentes estados brasileiros.

Em 2017 o curso participou do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e obteve a nota 4, de um máximo de 5. Além disso, o Conceito de Curso, índice que equaciona a qualidade, professores e estrutura física, também foi avaliada como 4. Estas notas colocam o curso entre os sete melhores do Estado, incluindo as universidades públicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2019 às 17:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário