Engenharia Mecânica

Projeto da Unesc fica entre os finalistas estaduais do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Projeto da Unesc fica entre os finalistas estaduais do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
Professores e alunos do curso e profissionais do CER participaram do evento de premiação (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto “Engrossador de Cabos”, desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica da Unesc, sob a orientação de professores, está entre os cinco melhores do Estado na categoria Educação Superior do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O objetivo do prêmio é reconhecer as boas práticas e incentivar que os alunos das instituições de ensino brasileiras desenvolvam e aperfeiçoem o comportamento empreendedor.

A trabalho da Unesc ficou entre os finalistas da etapa Estadual. Além da categoria Educação Superior, o prêmio reconhece iniciativas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico. Um projeto de cada categoria representará Santa Catarina na etapa regional Sul, que envolve projetos do Estado, do Paraná e do Rio Grande do Sul, antes da final brasileira.

“O projeto ficou entre cinco selecionados e, segundo a comissão avaliadora do Prêmio Sebrae, a disputa foi acirrada. Competir com instituições de todo o Estado e ficar entre estes selecionados em nossa primeira participação foi um grande êxito”, afirma o coordenador do projeto e do curso de Design da Unesc, João Rieth. A entrega da premiação ocorreu nesta quarta-feira (29/5) e participaram do evento os funcionários do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Bruno Minotto Bom e Mayara Carames; os professores do curso de Design, Bárbara Alvarez, Felipe Silveira e João Rieth; e as estudantes do curso, Cássia Possamai e Cecília Turati.

Desenvolvida desde 2014 pelos cursos, em parceria com o CER, a ideia utiliza uma tecnologia de baixo custo capaz de levar qualidade de vida à pessoas com deficiência ou em processo de reabilitação. O resultado da iniciativa foi um Engrossador de Cabos, reproduzido em impressão 3D, capaz de se moldar em ferramentas facilitadoras e ser utilizado por pessoas em recuperação e tratamentos.

Na busca por uma solução, os professores e estudantes acompanharam o dia a dia no CER para compreender as dificuldades envolvidas no tratamento e na rotina dos deficientes físicos. Após compreender, foi a vez de definir materiais, técnicas de produção e o conceito do trabalho. Depois, com o protótipo em fase de desenvolvimento, os pesquisadores geraram alternativas para estabelecer a versão mais assertiva e então foi iniciada a fase de entrega, visando a validação do produto e a realização de testes no modelo obtido.

O resultado final foi um produto em formato de cilindro, que requer um baixo investimento para a produção, capaz de ser moldado de acordo com as necessidades do usuário. O produto está em fase de patente e, atualmente, estuda-se a sua produção em escala por meio da impressora 3D e a distribuição para entidades sem fins lucrativos.


Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de maio de 2019 às 16:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário