Engenharia Mecânica

Tópicos de Física Moderna

Tópicos de Física Moderna
Mais imagens

O curso de Engenharia Mecânica da UNESC inova mais uma vez neste semestre. Seguindo a grade do curso, está lançando a disciplina de Tópicos de Física Moderna, com objetivo de aproximar os futuros engenheiros dos mais novos conceitos físicos que estão construindo o Sec. XXI.  Segundo os coordenadores do curso, a idéia é apresentar aos alunos os princípios fundamentais da Relatividade Geral, restrita e principalmente alguns conceitos fundamentais da Física Quântica. Além disso, os idealizadores indicam este tipo de conhecimento é importante para aqueles alunos curiosos, entusiasmados com o saber, inovadores e até mesmo aqueles pretendem fazer alguma pós-graduação nas áreas mais avançadas das Engenharias e ou Materiais.

Outro destaque é que é a primeira vez que este tipo de disciplina será oferecida em um curso de graduação, pois geralmente este tipo de conteúdo fica restrito aos cursos de Bacharelado em Física Pura ou em disciplinas de Pós-graduação nas Engenharias.

Segundo o professor, Dr. Estevan Grosch, que é Bacharel em Física e Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC, este tipo de conteúdo poderá abrir a mente de muitos estudantes e motivá-los a buscar e desenvolver tecnologias com muito maior valor agregado. Segundo Estevan, é fundamental que os engenheiros entendam os fenômenos e os mecanismos que estão por trás de todos os avanços tecnológicos presenciados nas ultimas décadas. Segundo o pesquisador, a radiação de corpo negro, o  efeito fotoelétrico, os semicondutores e os raios lasers, são apenas alguns termos que estão em destaque em nosso cotidiano, mas os quais, a maioria das pessoas não sabe o seu verdadeiro significado. Para o professor, a maioria dos grandes avanços tecnológicos, que ainda estão por vir, contempla os conceitos da Física Moderna.

O curso será oferecido como disciplina optativa da Engenharia Mecânica, mas estará disponível a qualquer estudante da universidade. O mesmo terá uma carga horária de 4 créditos, sendo realizado nas quartas-feiras.  Corra lá!

07 de agosto de 2018 às 18:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário