Instituto de Engenharia e Tecnologia

Projeto Pozolana entra na fase de produção em larga escala

Projeto Pozolana entra na fase de produção em larga escala
Reitor Gildo Volpato visitou local onde pesquisas são realizadas, no Iparque (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Projeto Pozolana, que estuda a utilização de um dos subprodutos do carvão na indústria cimenteira, garantindo o uso de menos energia na fabricação de cimento e conferindo mais durabilidade às construções, está em plena atividade. Na próxima semana, será produzido o maior lote de produto destinado a uma aplicação industrial em um potencial consumidor. Serão aproximadamente mil quilos de produto pozolânico para a produção de artefatos de cimento. Este será o sexto lote de produção, totalizando aproximadamente cinco mil quilos de material processado na unidade piloto.

Desenvolvido pelo LabValora (Laboratório de Valoração de Resíduos) do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), localizado no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), o projeto é inédito no Brasil e teve sua planta piloto inaugurada em julho de 2015.

Segundo o coordenador do Projeto Pozolana, Agenor De Noni Junior, a equipe está conseguindo reproduzir em escala piloto os bons resultados que haviam obtido em escala laboratorial. “Com isso estão sendo consolidados os parâmetros de produção que vão sustentar a especificação da usina em larga escala. Este é um dos principais indicadores de sucesso que o projeto está obtendo”, comentou o coordenador do projeto enquanto apresentava o trabalho realizado no LabValora ao reitor Gildo Volpato, na tarde desta terça-feira (9/3).

A equipe do Pozolana é composta por dois estagiários de Engenharia Química, quatro egressos do mesmo curso e dois egressos do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e pelos professores doutores da Unesc, Agenor De Noni Junior, Michael Peterson e Adilson Oliveira. O projeto já subsidiou o desenvolvimento direto de quatro trabalhos de conclusão de curso, dois estágios curriculares de Engenharia Química e dois trabalhos de Mestrado em desenvolvimento. Após o término do Pozolana, a infraestrutura atenderá as demandas de ensino e pesquisa dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Educação e Tecnologias).

Conheça o Projeto Pozolana

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

10 de março de 2016 às 16:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário