Instituto de alimentos

Iparque realiza treinamento sobre Hidrogeologia e Amostragem de Água Subterrânea

Iparque realiza treinamento sobre Hidrogeologia e Amostragem de Água Subterrânea
Parte presencial da capacitação ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), concluíram nesta sexta-feira (2/10), o treinamento sobre Hidrogeologia e Amostragem de Água Subterrânea. A capacitação, realizada pelo Iparque, ocorreu em três etapas: duas aulas mediadas por tecnologia com conteúdo teórico, realizadas em setembro, e uma presencial.

A coordenadora dos laboratórios do Ipat e Instituto de Alimentos (Iali), Josiane Ferreira Nagel, comenta que o treinamento teve intuito de reciclar o conhecimento dos técnicos que já atuam no Iparque e capacitar os novos membros da equipe. A responsável pelo Setor de Amostragem dos laboratórios do Ipat, Fernanda Cardoso Silveira, conta que o treinamento incluiu todos os técnicos que atuam em campo, na coleta de material; no laboratório, realizando as análises; os técnicos responsáveis pelo estudo ambiental e os profissionais do IMA.

O geólogo, mestre em Geoquímica e doutorando em Hidrogeologia e Hidroquímica, Gustavo Simão, foi o responsável pelo curso. Ele, que é profissional do Ipat, tem experiência em estudos ambientais incluindo a amostragem de águas subterrâneas e avaliação ambiental de passivos de águas subterrâneas. Simão explica que o curso começou com conceituação básica da temática de água e hidrogeologia, tratando dos tipos de aquífero para depois entrar na temática de poços de monitoramento e técnicas de amostragem de água subterrânea.

Para ele, a capacitação colabora com a manutenção do nível de excelência dos serviços prestados. “Iniciamos tratando do conhecimento de base para entender a água subterrânea e como fazer um poço de monitoramento para ter um resultado correto, que não tenha problema de contaminação cruzada e por último, fomos às diferentes técnicas de amostragem, para a coleta de água e destinação ao laboratório da análise”, conta.

Para o analista ambiental do IMA, Cesar Bussolo, o curso foi muito oportuno para o Instituto, uma vez que os profissionais do IMA se deparam constantemente com demandas fiscalizatórias e análises de poços de monitoramento no processo de licenciamento ambiental, principalmente relativos a processos de mineração e áreas de recuperação ambiental. “O conhecimento do comportamento hidrogeológico é extremamente importante para a melhoria continua do monitoramento ambiental de águas subterrâneas. Ademais, com a disseminação do conhecimento junto aos técnicos pode-se mais facilmente desenvolver uma sistemática para elaboração de relatórios uniformes”, afirma.

A técnica em Controle Ambiental, Nadja Zim Alexandre, afirma que para os profissionais do IMA, que analisam os relatórios, é importante ter um conhecimento mais aprofundado das técnicas de coleta de amostras. “O curso foi ótimo e o conteúdo profundo foi passado de uma maneira de fácil entendimento. Quando recebemos o laudo dos laboratórios, é importante sabermos o que pode acontecer de errado na hora da coleta da amostragem, até porque isso pode dar diferença no resultado da análise”, considera.

O curso finalizado nesta sexta-feira faz parte de um cronograma de capacitações que o Iparque oferece aos seus funcionários e a convidados de órgãos e entidades parceiras.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2020 às 17:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário