Instituto de alimentos

Iparque: Laboratório de Microbiologia é o primeiro do Sul catarinense acreditado pelo Inmetro

Iparque: Laboratório de Microbiologia é o primeiro do Sul catarinense acreditado pelo Inmetro
Ensaios realizados contemplam as matrizes água, alimentos e bebidas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Laboratório de Microbiologia do Iali (Instituto de Alimentos) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) recebeu na última semana, a acreditação junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e passou a ser o primeiro laboratório de ensaios biológicos acreditado nas regiões da Amurel, Amrec e Amesc. O laboratório possui entre clientes, empresas dos ramos de avicultura, suinocultura, bovinocultura e de laticínios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A gerente da Qualidade do Iparque, Fernanda Paulo Cardoso Silveira, comenta que a acreditação é o reconhecimento formal de que o laboratório atende aos requisitos da norma ISO/ IEC 17025 e demostra ser competente em realizar seus ensaios. Segundo ela, esta conquista traz uma visibilidade maior ao laboratório, além de assegurar a qualidade e credibilidade dos serviços prestados.

O Laboratório de Microbiologia é credenciado junto ao Mapa (Ministério da Agricultura) desde 2010 e em dezembro de 2013, iniciou o processo de acreditação no Inmetro. O processo de avaliação do laboratório in loco teve duração de cinco dias com a presença de dois avaliadores do Inmetro. O laboratório foi acreditado em 31 ensaios com 18 parâmetros nas matrizes água, bebida, suco, leite, carne, pescado, ovo, mel, ração, farinha, tempero e derivados e pratos pronto e semiprontos.

“Passamos por um processo de aquisição de novos equipamentos, calibrações, auditoria externa, capacitação e comprometimento de toda equipe. Recebemos a notícia oficial da acreditação no dia 23 de junho”, comenta a responsável técnica do Laboratório de Microbiologia, Miriam Fabíola Colombo.

Segundo a responsável técnica substituta do Laboratório de Microbiologia, Hanieli Ronchi Kuzbick, a intenção é ampliar a extensão do grupo de serviços acreditados pelo Inmetro também para ensaios físico-químicos de alimentos e águas, com o objetivo de prestar um atendimento cada vez melhor aos clientes.

Ensaios do Laboratório de Microbiologia acreditados pelo Inmetro

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

01 de julho de 2015 às 15:45
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Taciana Fontanella

02 de julho de 2015 às 08:22

Parabéns a todos os envolvidos pela conquista, um reconhecimento pela dedicação de um trabalho que visa a credibilidade e a excelência. Sucesso sempre!

Deixe um comentário