Instituto de alimentos

Instituto do Iparque presta serviços na área de alimentos para empresas

Instituto do Iparque presta serviços na área de alimentos para empresas
Iali realiza serviços laboratoriais para o controle de qualidade (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Para chegar até a prateleira do supermercado, os alimentos precisam passar por um criterioso controle de qualidade. Isso não deve ser novidade para você, mas o que talvez não seja de seu conhecimento é que aquele frango congelado que você compra pode ter passado pela análise do Iali (Instituto de Alimentos) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). O instituto presta atendimento a empreendimentos desde 2011 e tem, entre clientes, empresas dos ramos de avicultura, suinocultura, bovinocultura e de laticínios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Credenciado junto ao Mapa (Ministério da Agricultura) e Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola), o Instituto da Unesc possui laboratórios de análises microbiológicas e físico-químicas para o controle de qualidade de alimentos. A equipe técnica do Iali é formada por tecnólogos em alimentos, biólogos e engenheiros químicos com especialização nas áreas afins e capacitados em sistema de qualidade por institutos de metrologia, como o Inmetro. “Como integrantes do corpo técnico-administrativo da Universidade, os profissionais estão constantemente sendo avaliados e inseridos em um plano de capacitação permanente”, comenta a gestora do Iali, Maria da Glória da Silva Santos.

Segundo a responsável técnica do Laboratório de Microbiologia, Miriam Fabíola Colombo, entre outros clientes do Instituto destacam-se frigoríficos do Sul de Santa Catarina, fábricas de conservas e supermercados. “Os clientes podem trazer as amostras até o Iparque ou contar com o nosso Serviço de Coleta, que vai até a empresa recolher os produtos a serem analisados”, comenta.

Lucas Feliciano Rezende, responsável técnico pelo Laboratório de Análises Físico-Químicas, ressalta que o Iali também desenvolve atividades em parcerias com os demais institutos do Iparque e utiliza conhecimento de outros setores da Unesc. “Por estarmos dentro de uma Universidade, temos um relacionamento próximo com professores e pesquisadores de diversas áreas. E isso é um dos diferenciais do trabalho que oferecemos”, afirma.

Oportunidade para estudantes

A assistente de laboratório Josiane Ferreira Nagel é formada em Tecnologia de Alimentos pela Unesc e começou sua carreira no Iali como estagiária, enquanto fazia o curso técnico em Química, no Cedup Abílio Paulo, em Criciúma. “O Iali recebe muitos estudantes de cursos técnicos da região e dá oportunidade da construção de uma carreira, como aconteceu comigo. Depois do período de estágio fui efetivada pelo Instituto e isso abriu portas para que eu fizesse um curso superior na Unesc”, conta.

Conheça os laboratórios do Iali


O Instituto se divide em dois laboratórios, que prestam serviços para empresas:

Laboratório de Análises Físico-Químicas de Alimentos – realiza análises em diversos alimentos: carnes e produtos cárneos, vegetais, cereais, produtos láticos entre outros. Presta serviços na área de controle de qualidade, informação nutricional (valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras saturadas, insaturadas e trans, sódio e fibra alimentar) e na verificação de fraudes e adulterações (nitrito, nitrato, Dripping test entre outros).

Laboratório de Microbiologia – realiza serviços em análises em diversos alimentos (carnes e produtos cárneos, vegetais, cereais, produtos láticos, padarias e confeitarias, águas e entre outros); monitoramento ambiental (Swabs e exposição de placas); ensaios através de solicitação de inspeção federal, estadual ou municipal; investigação de um surto alimentar ou controle de qualidade da própria empresa; pesquisa de Salmonella e Listeria monocytogenes e contagens de Escherichia coli, Bacillus cereus, Staphylococcus aureus e coliformes, entre outras contagens.

Para a execução das análises os laboratórios utilizam metodologias oficiais e legislações vigentes além de possuir um Sistema de Gestão da Qualidade, baseado nas determinações da norma NBR ISO IEC 17025:2005.

Fonte: Secom

10 de junho de 2015 às 15:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário