Programa de Residência Multiprofissional

Um projeto de extensão da Unesc que integra escola, pais e filhos

Um projeto de extensão da Unesc que integra escola, pais e filhos
A “Escola de Pais & Filhos” está em sua quarta edição e oferece troca de saberes e promoção da saúde, cidadania e cultura de paz(Fotos: Divulgação) Mais imagens

Na vanguarda da educação, a Unesc vem inovando na forma de incentivar o diálogo entre escola, pais e alunos. Através do projeto de extensão “Escola de Pais & Filhos” em sua 4ª edição (2021-2023), são desenvolvidas ações em escolas municipais de Criciúma desde 2014, por meio do Programa Território Paulo Freire.  A dinâmica desenvolvida é um importante mecanismo de troca de saberes e promoção da saúde, cidadania, envolvimento escola-família e Cultura de Paz, a partir da lógica do educador Paulo Freire.

O projeto envolve os cursos de graduação em Enfermagem, Direito, Pedagogia, Psicologia, Artes Visuais e Serviço Social. Na atual edição, desenvolve atividades em quatro escolas municipais da região do Bairro Santa Luzia e arredores:  Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Contim Portela (Bairro São Sebastião), Padre Carlos Wecki (Mineira Velha), Lili Coelho (Santa Luzia) e Adolfo Back (Vila Belmiro).

Dentro do projeto são realizadas a integração e troca de conhecimentos entre os professores e direção escolar, pais, escolares, professores e acadêmicos dos cursos de graduação envolvidos e integrantes da Residência Multiprofissional e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. No primeiro semestre de cada ano letivo é realizado um levantamento das necessidades e definido com a comunidade escolar o melhor dia e horário para realização dos encontros. 

O programa é desenvolvido e apoiado em três momentos junto ao ambiente escolar: ações com pais/responsáveis, filhos e professores; ações específicas com os escolares em horário de aula e formação continuada para os professores e equipe diretiva. Para esta edição foi incluído o curso de Serviço Social da Unesc.

No período de pandemia de Covid-19, os encontros presenciais com os pais e professores não foram realizados. As reuniões com as diretoras e pessoal do corpo diretivo passaram a ser via online, onde foram apresentadas as demandas das escolas. O segundo eixo, com atendimento aos alunos, foi mantido, e nesta fase pandêmica foi construído um site moderno e organizado pelo programa de pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL), com informações sobre a Covid-19, no qual foi incorporado os produtos de educação em saúde construídos pelos acadêmicos da 2a fase de Enfermagem, sob orientação de residentes e membros do projeto, e supervisão geral da coordenadora do projeto professora Fabiane Ferraz. Nesses sites estão os materiais criados ao longo dos três semestres para consulta virtual.

Da interação entre os extensionistas e os estudantes, ainda foram elaborados vídeos, cards e a edição de um livro infantil para crianças de faixa etária abaixo de 5 anos, que explica sobre a Covid-19. Estes materiais estão disponíveis para todas as escolas e qualquer pessoa pode acessar.  

http://covid.unesc.net/projeto-pais-e-filhos-2020/

http://covid.unesc.net/projeto-pais-e-filhos-2021/

Segundo a coordenadora do programa de Extensão, o objetivo é entender as necessidades da comunidade. “Como instituição comunitária que somos, temos o dever de buscar e auxiliar no desenvolvimento de ações que possam melhorar a situação do público alvo. Nos últimos três semestres devido a pandemia, não foi possível irmos a campo para reconhecer as demandas, os diretores vieram para a nossas aulas meet e nos trouxeram as necessidades. Trabalhamos para atender as necessidades da melhor forma possível, com o que tínhamos no momento”, explicou.

Como tudo começou

O início do projeto foi criado e desenvolvido  pela atual reitora, Luciane Bisognin Ceretta, em 2009, dentro do curso de enfermagem, onde os acadêmicos de uma disciplina tiveram a oportunidade de estar dentro da comunidade, através da antiga Unidade de Saúde (Unasau). Com o lançamento do Programa Território Paulo Freire, o projeto de extensão foi proposto em 2014-2015 pelas professoras Franciele Gava e Fabiane Ferraz, com apoio da residência multiprofissional junto ao curso de enfermagem, com um formato diferenciado da estrutura criada em 2009. 

Na edição de 2016-2017, passou a incorporar de fato um caráter interdisciplinar. A proposta manteve os princípios em desenvolver atividades a partir das demandas expressas pelos pais, estudantes, professores e direção das escolas envolvidas, sendo que a cada edição foi incorporando novos cursos de diferentes áreas do conhecimento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de outubro de 2021 às 19:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário