Programa de Residência Multiprofissional

Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc promove evento acadêmico de 16 a 18 de setembro

Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc promove evento acadêmico de 16 a 18 de setembro
Abertura do evento contará com participações internacionais que abordarão a temática “Enfrentamento da Covid-19 no contexto brasileiro e americano” (Foto: Divulgação) Mais imagens

Mais uma vez a saúde coletiva estará em foco em evento acadêmico na Unesc. Sob promoção do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade, será realizado de 16 a 18 de setembro o evento que integrará o 9º Simpósio Residência Multiprofissional, o 4º Simpósio em Gestão do Cuidado em Saúde e a 2ª Mostra Sul Catarinense de Experiências de Gestão e Trabalho em Estratégia Saúde da Família (ESF). A ação conta com a experiência do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade e será transmitida de forma virtual pelo canal do PPGSCol no YouTube.

A palestra que abrirá oficialmente a programação, conforme coordenador geral do evento, Rafael Amaral, será realizada na noite de quarta-feira, a partir das 19h, com a temática “Enfrentamento da Covid-19 no contexto brasileiro e americano”. Os responsáveis por abordar o assunto serão o Médico da Atenção Primária em Boston e Professor de Medicina de Harvard, Robert Janett, acompanhado do Médico de Família e Comunidade e Professor Titular de Saúde Coletiva da UFCSPA, Airton Tetelbom Stein.

Conforme Rafael, a presença destes e dos demais convidados do evento deve ser grande atrativo para a participação do público interno e externo “São grandes nomes internacionais que nos darão a honra de compartilhar seus conhecimentos conosco. Traremos temas bastante atuais, de extrema importância e que certamente serão de interesse dos colegas para aprender ainda mais”, comentou.

Eixos diferenciados

Divididos por temáticas os três dias de evento abordarão a “Gestão da Atenção Primária à Saúde Pós-Pandemia”, a “Atenção básica e integralidade no cuidado” e as “Condições Crônicas e Promoção em Saúde na Atenção Primária Pós-Pandemia”, respectivamente, na quarta, quinta e sexta-feira.

De acordo com o coordenador, os estudantes ou profissionais que tiverem interesse em assistir as palestras e mesas redondas devem fazer suas inscrições pelo site. Nesse caso a data limite para inscrição é o dia da realização do evento.

Já os interessados em apresentar suas pesquisas científicas devem submeter os trabalhos até o dia 2 de setembro pelo e-mail simposiounesc2020@gmail.com. As normas para submissão e todos os detalhes do processo também podem ser acessados no doity.com.br/ixsimposioresidenciamulti.

Os convidados

Entre as grandes atrações do evento estará a abertura com a participação de Robert Janett e Airton Tetelbom Stein. Com grande experiência na área, Robert Possui graduação em Medicina pela Dartmouth Medical School e realizou residência em medicina interna no Hospital Cambridge, onde atuou como residente médico-chefe. O profissional ingressou no Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos e passou três anos praticando medicina na Reserva Indígena Navajo. Diretor Médico de Prestação de Contas da Care New England Health Systems em Providence, Rhode Island.

Médico também reconhecido internacionalmente, Airton Tetelbom Stein possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), residência em medicina de família e comunidade pela SES do Rio Grande do Sul, mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Community Health For Developing Countries - London School Of Hygiene and Tropical Medicine (1990) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998).

Airton exerceu a atividade de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFCSPA no período de abril 2017 a abril 2019 e atualmente é Assessor de Internacionalização e Professor Titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de agosto de 2020 às 13:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário