Programa de Residência Multiprofissional

Grupo Cuidado do Cuidador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II – UNESC)

Na foto a Psicóloga Tamires Rosa Pacheco R1 do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), também fazem parte da foto os participantes do Grupo Cuidado do Cuidador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II – UNESC). Este grupo foi elaborado com auxílio de estagiárias de Psicologia Social do curso de graduação em Psicologia da UNESC.

A literatura aponta mudanças no cuidador e em seu estilo de vida após iniciar suas atividades com a pessoa cuidada, tais mudanças levam para o isolamento social e sobrecarga de trabalho, onde muitos deixam de exercer atividades que anteriormente eram desenvolvidas (BRACCIALLI et al, 2012). Sendo assim, este grupo tem a finalidade de propiciar um ambiente acolhedor e de escuta, com objetivo de compartilhar informações e promover maior qualidade de vida ao cuidador, além de possibilitar troca de experiências e alivio de suas angustias.

São realizados encontros com temáticas definidas de acordo com a demanda levantada no encontro anterior, sendo os convidados e protagonistas os cuidadores familiares, informais e profissionais técnicos contratados para o cuidado domiciliar que utilizam o serviço do CER II - UNESC.

Os cuidadores foram convidados, sendo sempre lembrados da finalidade do grupo e a relevância da participação dos mesmos. São realizados 2 (dois) encontros por mês (nas 2ª e 4ª quintas-feiras de todo mês). Até o momento foram realizados 8 (oito) encontros, conseguindo um público máximo de 10 pessoas. Os participantes relataram suas emoções, vivências, desafios enfrentados, bons resultados e significados do ato de cuidar.

Foi elaborado também para os mesmos uma cartilha que informava o conceito de cuidador e sugestões referente ao autocuidado. São momentos de atenção a estes sujeitos tão importantes no processo de reabilitação. São indivíduos que merecem o cuidado da área da saúde, pois se o cuidador está bem, o cuidado com o paciente será melhor executado.

BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; BAGAGI, Priscilla dos Santos; SANKAKO, Andréia Naomi; ARAUJO, Rita de Cássia Tibério. Qualidade de vida de cuidadores de pessoas com necessidades especiais. Rev Bras de Ed Espec. n. 18, v. 1, p. 113-126. 2012.

02 de setembro de 2019 às 16:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário