Programa de Residência Multiprofissional

Escola de Inverno inicia nesta segunda-feira e aborda práticas complementares em saúde

Escola de Inverno inicia nesta segunda-feira e aborda práticas complementares em saúde
Auriculoterapia, cromoterapia e musicoterapia estão entre os temas tratados (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais e estudantes estarão reunidos nesta segunda e terça-feira (9 e 10/7) na Unesc para aprimorar conhecimentos na Escola de Inverno da Saúde. Nesta edição, o evento promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional, vai proporcionar 12 encontros com a temática “Práticas integrativas e complementares: Uma nova cultura de saúde”. A abertura oficial ocorre nesta segunda-feira às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, com a palestra “Medicinas Tradicionais e a Atenção Primária – Em uma Nova Cultura de Saúde”, realizada pelo professor doutor da UFSC, Li Shih Min.

Graduado em Medicina, com residência em Clínica Médica, mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Engenharia de Produção, Min atualmente é professor adjunto da UFSC, supervisor do programa de residência médica em Acupuntura do Hospital Universitário da UFSC e coordenador do Núcleo de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa.

As trocas de conhecimentos vão ser direcionadas aos novos serviços integrados ao SUS (Sistema Único de Saúde) – que passaram de 19 para 29 e incluem terapias como acupuntura. Práticas Integrativas e Complementares, Auriculoterapia, Cromoterapia, Dança Circular, Constelação Familiar, Terapia Floral, Iridologia, Musicoterapia, Reike e Práticas Integrativas e Complementares estão entre os assuntos a serem tratados em palestras, oficinas e mesas redondas.

Segundo o professor Leandro Fernandes Maffei, que faz parte da comissão organizadora do encontro e psicólogo do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade, dez novas técnicas de cuidados com a saúde foram integradas ao SUS, tornando o assunto a ser debatido e aprendido, de grande importância. “São práticas complementares que auxiliam o profissional durante exames e tratamentos. As novidades contribuem com relaxamento, autoconhecimento e controle, tornando os procedimentos mais eficazes. Estes novos meios de cuidados vão passar a ser presentes no dia a dia do médico, do enfermeiro ou de outros trabalhadores que cuidam da saúde, tornando indispensável sua discussão”, afirma Maffei.

A Escola de Inverno é realizada todos os anos na Unesc e proporciona um espaço para discussão, reflexão e novos aprendizados sobre saúde, em suas diversas áreas de atuação.

Programação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de julho de 2018 às 10:29
Compartilhar Comente

Deixe um comentário