Programa de Residência Multiprofissional

Alunos e professores orientam comunidade sobre doenças inflamatórias intestinais

Alunos e professores orientam comunidade sobre doenças inflamatórias intestinais
Ação alusiva ao Maio Roxo ocorreu sábado em Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Para tirar dúvidas e orientar a população sobre as DIIs (doenças inflamatórias intestinais), foi realizada sábado (19/5) uma ação alusiva ao Maio Roxo, com a participação de professores e alunos do curso de Medicina e do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc. A iniciativa foi da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais, que contou com o apoio da Universidade, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. As atividades ocorreram na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. 

Durante o mês de maio, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, juntamente com clínicas e outras entidades e centros de estudos que se dedicam às doenças do aparelho digestivo participa do Maio Roxo, campanha para conscientizar sobre as doenças inflamatórias intestinais.

Saiba mais

Ainda sem causa comprovada, as DIIs podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida. Atingem ambos os sexos e o diagnóstico da doença ocorre geralmente a partir dos 30 anos de vida do paciente.

Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn são exemplos de DIIs e podem ter manifestações extra intestinais em 30% dos portadores, como problemas oculares, articulares, de pele, aftas orais, de vias biliares e fígado. Pacientes diagnosticados têm maior risco de câncer colorretal e após oito ou dez anos do diagnóstico, é recomendada a realização periódica de colonoscopia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de maio de 2018 às 11:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário