Programa de Residência Multiprofissional

Farmacêuticas residentes promovem sensibilização das equipes de saúde sobre as atividades vinculadas à farmácia

Farmacêuticas residentes promovem sensibilização das equipes de saúde sobre as atividades vinculadas à farmácia
Mais imagens

As farmacêuticas residentes da turma 2016/2018  do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família Bruna Giassi Wessler, Paloma Pavei e Swellin Ortolan, finalizaram a sensibilização com as equipes de saúde das ESF Pinheirinho, Cidade Mineira Velha e Santa Augusta, que teve como tema: Sensibilização das equipes de saúde sobre as atividades vinculadas a farmácia.

A sensibilização foi realizada utilizando as metodologias ativas, que consiste num processo amplo cuja principal característica é a inserção do indivíduo como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Assim, as metodologias ativas surgem como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos, tornando-se protagonista no processo de construção de seu conhecimento, sendo responsável pela sua trajetória e pelo alcance de seus objetivos, no qual deve ser capaz de autogerenciar e autogovernar seu processo de formação.

A sensibilização foi desenvolvida em quatro encontros mensais. Previamente ao primeiro encontro, foi aplicado um questionário para quantificar e qualificar o nível de conhecimento da equipe perante ao serviço de farmácia, e após as oficinas, foi aplicado o mesmo questionário para avaliar os resultados da intervenção. Os temas abordados foram: receitas e validades, reconstituição, armazenamento, fracionamento, itinerário terapêutico, ajuste de doses e acolhimento.

As residentes e respectivas equipes já notaram a eficácia da ação, que contribui significativamente para a qualidade de vida e promoção da saúde da população envolvida.R

 

 

 

28 de março de 2017 às 22:42
Compartilhar