Programa de Residência Multiprofissional

Programa de Residência Multiprofissional promove Encontro de Integração de Ensino-Serviço

Programa de Residência Multiprofissional promove Encontro de Integração de Ensino-Serviço
Carla Simon Mais imagens

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde Coletiva promoveu na tarde de hoje o I Encontro de Integração Ensino-Serviço do ano de 2016.  O evento contou com a participação dos residentes, tutores, coordenação e de representantes das unidades básicas de saúde que recebem o programa.

O encontro iniciou com a fala da coordenadora da COREMU (Comissão de Residência Multiprofissional), professora Ioná Vieira Bez Birolo, que apresentou os residentes e suas respectivas unidades. Por ser um Programa de Residência multiprofissional, conta com Profissionais de Educação Física, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Cirurgiões Dentistas e Psicólogos. Segundo Ioná “Atualmente o programa conta com 41 residentes, distribuídos entre todas as unidades de saúde da região da Santa Luzia e boa parte da região do Paraíso”. Os residentes são divididos em duplas ou trios que buscam desenvolver ações multiprofissionais nas unidades de saúde.

Após a apresentação, o encontro seguiu com a palestra da professora Franciele Lazzarin de Freitas Gava, que explanou sobre a importância de integrar o ensino com o serviço. De acordo com a professora “nós só aprendemos a fazer, fazendo, portanto nada melhor que estudar atenção básica, sistemas de saúde, saúde coletiva e atuar nele”.  A articulação entre a teoria e a prática é fundamental para profissionais com embasamento efetivo. Buscando exemplificar a atuação do programa, a cirurgiã-dentista residente Karina Marcon apresentou o projeto de intervenção que desenvolve no bairro Cidade Mineira Velha, onde atua desde 2015. O projeto de intervenção busca capacitar os cuidadores, com o foco na higienização dos dentes de pacientes acamados que utilizam sonda.

Na oportunidade ouve um efetivo diálogo entre os profissionais (teóricos e práticos) de modo a fortalecer ainda mais o programa, que já está em sua sexta turma.  Os encontros ocorrem na terceira quarta-feira do mês, e o próximo está agendado para o dia dezoito de maio, às quinze horas.

22 de abril de 2016 às 15:27
Compartilhar