Biomedicina

Unesc inicia ações de segurança e retomada gradual das atividades presenciais

Unesc inicia ações de segurança e retomada gradual das atividades presenciais
Os estudantes que retornam participarão de atividades para orientação e receberão kits com máscaras, álcool em gel de uso individual e uma cartilha com orientações (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Com ações de prevenção, a Unesc inicia a retomada gradual das atividades presenciais nesta segunda-feira (8/6). São mais de 40 atividades de capacitação programadas para ocorrer durante toda a semana, que se somam às medidas prévias como a distribuição de mil dispensers de álcool em gel pelo campus, higienização dos espaços e dos ônibus com ozônio, preparação de 50 mil kits (máscaras, álcool em gel de uso individual e uma cartilha com orientações) e uma reestruturação da identidade visual da Universidade, com informações precisas para um retorno seguro. Todas estas medidas foram pensadas pelo Comitê de Biossegurança da Unesc, ligado diretamente à reitoria e responsável por monitorar a entrada e saída de pessoas da Instituição, aferindo a temperatura individualmente.



Neste primeiro momento, a retomada segura das atividades presenciais é ato regido por meio de decreto Estadual, mas assegurada por um planejamento prévio por parte da gestão universitária. A acadêmica de Biomedicina Maria Julia Souza Pereira retornou hoje, e avalia a volta como positivo e confiável. “A Universidade está atuando com credibilidade. Por mais que nós, estudantes, tenhamos inseguranças ao olharmos para o cenário em todo o mundo, nos sentimos seguros em retornar. Recebemos todos os EPIs necessários, temos álcool em gel disponível em todo o campus e estamos recebendo todas as informações importantes para um retorno seguro”, frisa.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirma que todas as ações foram embasadas na ciência, em conformidade com a situação regional. “Buscamos todas as garantias de que teremos um retorno em segurança, discutindo cuidadosamente cada ação com profissionais de saúde e de epidemiologia. Entendemos nossa responsabilidade e, com grande cautela, construímos um plano de retomada detalhado e calculado”, enaltece.

No momento, estão retornando exclusivamente atividades práticas e estágios obrigatórios dos cursos com maior carga horária. Os estudantes foram divididos entre Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3, que retornam em datas divididas entre 8, 15, 22 e 29 de junho. Uma avaliação de risco também foi elaborada, e a coordenação do curso repassará os detalhes para cada turma.

A pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, explica que estão retornando aqueles com real necessidade de presença. Os que estão incluídos no grupo de risco e os que não se sentirem seguros podem optar por continuarem em casa e recuperar o conteúdo posteriormente. “O retorno neste momento será apenas de acadêmicos das fases finais dos cursos de graduação, em disciplinas que exigem presencialidade e que podem impactar diretamente na trajetória acadêmica, como impedir a conclusão da graduação”, esclarece.

Atuação do Comitê de Biossegurança

Para garantir o retorno sem riscos, o Comitê de Biossegurança fez parte do planejamento de cada ação estratégica. O grupo conta com colaboradores e professores de diferentes áreas e com foco no conhecimento científico. Entre as medidas adotadas pelo Comitê estão a instalação de tapetes sanitizantes e dispensadores de álcool gel 70% em todas as salas de aula e laboratórios; demarcações físicas dos espaços obedecendo o distanciamento físico, placas de acetato; instalação de comunicação visual em todos os locais indicando os cuidados relacionados com o isolamento físico; o reforço na higienização de todos os espaços e a utilização da tecnologia do ozônio para a desinfecção de todos os ambientes, inclusive os ônibus que chegarem à Universidade.

Toda a situação da pandemia na região e os desdobramentos das medidas em nível nacional, estadual e regional continuarão sendo avaliados diariamente e o calendário poderá sofrer alterações se assim for necessário.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de junho de 2020 às 17:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário