Biomedicina

Uso de metodologias ativas para o ensino de Genética e Biologia Molecular

Esse semestre, a professora Vanessa Andrade, juntamente com as doutorandas Luiza Martins e Maiara Pereira resolveram inovar!

Estão trabalhando os conteúdos de Genética e Biologia Molecular, no curso de Biomedicina, com o uso semanal de Metodologias Ativas de Aprendizagem. O uso de Metodologias Ativas tem como principal característica a inserção do aluno como o agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se assim com seu aprendizado.

A ideia inicial surgiu de uma prática que a professora Vanessa já tem a muitos anos: desafiar os alunos a ensinarem aos demais colegas no final do semestre letivo, os conteúdos ministrados ao longo do semestre, só que de uma forma lúdica, como a professora se refere à atividade. Nessa proposta os alunos precisam criar formas de falar de um assunto abordado em aula, mas usando maquetes, jogos, música, teatro, animações, desenhos, enfim, o que a imaginação e o talento de cada um permitir. Com isso, a professora Vanessa acumulou muitas coisas interessantes, produzidas pelos alunos ao longo dos últimos 10 anos.

Assim, a professora, juntamente com suas orientandas de doutorado, está atualizando o material, criando jogos e dinâmicas novas e aplicando nas aulas das duas disciplinas ministradas pela professora Vanessa para o Curso de biomedicina. E tem sido um sucesso!

Podemos ilustrar dois exemplos aqui.

No primeiro dia de aula da disciplina de Biologia Molecular deste semestre, foi proposto aos alunos a construção de um infográfico, na forma de linha do tempo, para falar das principais descobertas que revolucionaram a ciência e nos trouxeram até a Era da biologia molecular. Inicialmente em sala de aula, eles leram um texto sobra a história da Biologia Molecular e receberam as explicações do que eles precisariam fazer em casa e trazer para a aula no dia seguinte, para o desenvolvimento da atividade. Nesse segundo dia, os alunos foram divididos em grupos e trabalharam no Laboratório de Metodologias Ativas da UNESC utilizando papel pardo fornecido pela professora, e figuras, desenhos e imagens, que eles trouxeram de casa após pesquisarem sobre a história da Biologia Molecular na internet, e em livros e revistas. E cada grupo produziu o seu infográfico, com as descobertas que achou mais pertinente. No final da atividade, a professora fez o fechamento da disciplina e para isso, construiu no quadro uma linha do tempo única e grande, cada grupo então apresentou suas descobertas e elas foram sendo colocadas no quadro. No final, foi possível visualizar a rapidez das grandes descobertas nos tempos mais atuais e ter uma imagem do todo em relação à evolução da Biologia. Os alunos adoraram!

Já na disciplina de Genética, no primeiro dia de aula, o desafio foi elaborar um mapa conceitual como forma de reavaliar os conhecimentos dos alunos e possibilitar que eles estabelecessem relações entre conceitos da Genética Mendeliana e da Genética Molecular, mas não no caderno e sim num cartaz. Os conceitos mendelianos e moleculares, bem como as palavras e verbos de ligação foram fornecidos pela professora e coube aos alunos estabelecerem as relações. Com essa atividade eles puderam perceber que, o que Mendel observava e pensava no séc. XIX é completamente explicado em nível molecular nos dias de hoje! Foi uma experiência e tanto!

E assim está seguindo o semestre, com muita criação e adaptação de metodologias ativas por parte da professora Vanessa e das suas orientandas, e muita participação e empolgação por parte dos alunos.

16 de março de 2018 às 11:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário