Iparque

Unesc presente na revitalização do Rio Criciúma

Unesc presente na revitalização do Rio Criciúma
Engenheiros iniciaram estudos na última semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

O I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico da Unesc) está contribuindo com a recuperação ambiental do Rio Criciúma. Na última semana, os pesquisadores da Universidade iniciaram estudos, em parceria de equipes da Prefeitura Municipal de Criciúma, de monitoramentos, diagnósticos do local, analises das margens e áreas de riscos e determinação das APP (Áreas de Preservação Permanente).

O engenheiro ambiental do Parque, Éder Costa Cechella, um dos profissionais atuantes no projeto, explica que os técnicos da Unesc produzirão uma base cartográfica do rio, com informações atualizadas, que facilitará a atuação do poder público em busca de  melhorias. “De posse dos resultados o município de Criciúma terá um estudo técnico com informações relevantes para planejamento urbanístico-ambiental da cidade. Já foram iniciados os trabalhos de mapeamento e incursões a campo. O próximo passo, a ser trabalhado nas semanas seguintes, é analisar nascentes do rio e avaliar suas condições”, esclarece Cechella.

O projeto

O estudo tem o objetivo de nortear o desenvolvimento da cidade, aliado ao cuidado e preservação ambiental. Serão percorridos sete quilômetros nas margens do rio, desde as duas nascentes, localizadas nos bairros Cruzeiro do Sul e Mina Brasil, até a foz do Rio Sangão. Os trabalhos devem ser concluídos em agosto de 2019.

A Famcri está acompanhando o desenvolvimento do estudo do I-parque e deverá fazer parte das análises dos resultados.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2018 às 17:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário