Iparque

Geólogo da Unesc participa da tradução de um clássico sobre hidrogeologia mundial

Geólogo da Unesc participa da tradução de um clássico sobre hidrogeologia mundial
Águas subterrâneas são o assunto principal do livro (Foto: Divulgação) Mais imagens

O geólogo Gustavo Simão, colaborador do Setor de Projetos Ambientais do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc, participou de um projeto de tradução do livro “Groundwater”, de R. Allan Freeze e John A. Cherry, o maior clássico de hidrogeologia mundial. A tradução ocorreu em ‘crowd sourcing’, em mutirão, com a participação de mais de 200 voluntários. O livro “Água Subterrânea” foi finalizado em pouco mais de dois meses.

O livro foi publicado originalmente em 1979 e vendeu mais de 500 mil cópias em todo o mundo e é usado até hoje. A tradução para o português foi a primeira a ser finalizada. “Essa publicação é a origem de um grande projeto mundial de ensino de hidrogeologia de forma gratuita pela internet. Mais de 80 novos capítulos estão sendo produzidos por um grupo dos maiores nomes mundiais da área, liderados por John Cherry. Além de vídeo-aulas e outros produtos”, comentou Simão.

Segundo o geólogo, com o avanço cada dia maior do comprometimento da qualidade das águas superficiais, em concomitância a uma demanda crescente por água de qualidade para consumo humano, as águas subterrâneas têm cada dia mais se tornado as garantidoras do abastecimento. “Este trabalho é um marco deste grandioso projeto e contribuirá muito para estudos, pesquisas e serviços na área ambiental nacional e internacional”, ressaltou.

O livro na versão em português está acessível para download gratuito no site do Instituto Água Sustentável (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de dezembro de 2017 às 19:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário