Iparque

Pesquisadores participam de evento de Arqueologia no Rio Grande do Sul

Pesquisadores participam de evento de Arqueologia no Rio Grande do Sul
Encontro ocorreu esta semana em Pelotas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participou do 10º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira e da 3ª Jornada de Atualização em Arqueologia Tupi-Guarani, que ocorreu de terça a sexta-feira (18 a 21/10) na Universidade Federal de Pelotas, no – Rio Grande do Sul. No evento, pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc apresentaram resultado de pesquisas desenvolvidas.

O encontro da SAB-Sul (Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul) ocorre bienalmente e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na área da Arqueologia, atuando como espaço de divulgação de resultados, comunicação de trabalhos em andamento, propostas e discussões teóricas e metodológicas. Nesta edição, o evento teve como tema “Desconstruir Assimetrias”.

Trabalhos apresentados por pesquisadores da Unesc:


“A Composição Arqueofaunística dos Sítios Concheiros no Extremo Sul Catarinense: Entre 3.500-200 Anos Antes do Presente” – autores: Diego Dias Pavei; Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos.

"Ocupações Pré-Históricas do Sul do Brasil: Contexto Geoarqueológico das Ocupações Paleoíndias no Alto Rio Uruguai” – autor: Marcos César Pereira Santos.

“Arqueologia Entre Rios: Do Urussanga ao Mampituba: Síntese Arqueológica do Extremo Sul Catarinense” – autores: Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos.

“A Relação Entre Tecnologia Lítica e Matérias-Primas no Território Pré-Histórico doExtremo Sul Catarinense, Brasil: Entre as Encostas da Serra e o Litoral” – autores: Juliano Gordo Costa; Juliano Bitencourt Campos; Sara Cura e Marcos César Pereira Santos.

“Arqueologia Guarani no Litoral do Extremo Sul Catarinense: Cultura Material, Padrões de Assentamento e Cronologia” – Marcos César Pereira Santos; Juliano Bitencourt Campos e Josiel dos Santos.

“Sítios Guarani Sobre Dunas no Litoral Sul Catarinense” – autores: Juliano Bitencourt Campos; Josiel dos Santos e Rafael Guedes Milheira.

“Ecologia Histórica Guarani: O Manejo da Floresta Como Gestão Territorial no Litoral Sul de Santa Catarina, Brasil” – autores: Giovana de Souza Pereira; Marcos CésarPereira Santos; Francisco Silva Noelli; Juliano Bitencourt Campos e Jairo José Zocche.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

21 de outubro de 2016 às 17:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário