Iparque

Última conferência das Jornadas trata do cruzamento da Arqueologia, História e Antropologia

Última conferência das Jornadas trata do cruzamento da Arqueologia, História e Antropologia
Stefano Grimaldi, da Itália, ministrou a última conferência dos eventos (Foto: Andréia Limas) Mais imagens

O professor doutor Stefano Grimaldi, da UNITN (Universita' degli Studi di Trento), da Itália, ministrou a última conferência da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica na noite de hoje (2/5), no auditório Ruy Hülse, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. Ele abordou o tema “Arqueologia no Cruzamento da História e da Antropologia”.

O professor doutor Luiz Oosterbeek, do IPT (Instituto Politécnico de Tomar) e ITM (Instituto Terra e Memória), de Portugal, atuou como moderador, enquanto o professor doutor Paulo Jobim de Campos Mello, da UFS (Universidade Federal de Sergipe) foi o debatedor. Os participantes da conferência foram recepcionados pelo Coral da Unesc.

Grimaldi discorreu sobre as diferentes concepções das ciências e propôs a criação de uma linguagem comum entre elas, como forma de tornar o novo conhecimento mais acessível à comunidade científica.

“Um dos maiores problemas a serem enfrentados é falar aos outros, aprender com os outros, descrever o que queremos dizer com uma linguagem o mais próxima possível do outro. É preciso desenvolver metodologias que olhem para o futuro. Temos que ir para a frente”, defendeu.

Ele também falou sobre a importância do Brasil no cenário científico internacional. “O Brasil poderá impor-se como país que pode contribuir decisivamente no futuro da Ciência”, entende.

Para o debatedor Paulo Jobim de Campos Mello, Antropologia, História e Arqueologia têm em comum o objetivo de estudar as sociedades. “O que os diferencia são os documentos usados para isso”, argumentou. “Foram colocadas reflexões importantes aqui hoje, conectadas com questões do cotidiano”, destacou o moderador da conferência, Luiz Oosterbeek.

Três mesas redondas no terceiro dia

Para amanhã (3/5), está prevista a realização de três mesas redondas. As atividades serão desenvolvidas entre a tarde e a noite, no campus da Universidade. Embora os eventos só terminem no sábado (4/5), quando ocorrem minicursos, a solenidade de encerramento está programada também para amanhã à noite. Pela manhã, serão realizadas as Comunicações por Inscrição, a partir das 8h30.

As jornadas integram a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil e para o Ano do Brasil em Portugal 2012/2013.

Os eventos são organizados pela Unesc, NEN (Núcleo de Estudos Negros), IBIO (Instituto Bioatlântica) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Brasil, e ITM (Instituto Terra e Memória), CIAAR (Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo), CMM (Câmara Municipal de Mação), IPT (Instituto Politécnico de Tomar), em Portugal.

As jornadas contam ainda com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Pela Unesc os eventos envolvem o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), o Setor de Arqueologia, o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), os cursos de História, Ciências Biológicas, Direito e Geografia, e os grupos de pesquisa em Arqueologia e gestão integrada de território, Ecologia de paisagem e de vertebrados e Planejamento e gestão territorial.

Mais informações

Fonte: Secom

02 de maio de 2013 às 22:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário