Iparque

Jornadas de Arqueologia reúnem pesquisas de diversos países na Unesc

Jornadas de Arqueologia reúnem pesquisas de diversos países na Unesc
Estudos são apresentados no Bloco R (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Pesquisas sobre Arqueologia de diversos países estão tomando conta das salas de aulas da Unesc nesta quinta e sexta-feira (2 e 3/5) no período da manhã. As apresentações científicas integram a 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, que vão até sábado (4/5) na Universidade. Quem passar pelo Bloco R poderá conhecer trabalhos feitos por pesquisadores da Colômbia, Espanha, Etiópia, Inglaterra, Irão, Itália e Portugal, além de diversos estados brasileiros, como Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, e a capital federal, Brasília.

Na tarde de hoje as jornadas seguem com mesas-redondas e a noite com a conferência “Arqueologia no Cruzamento da História e da Antropologia”. Os debates ocorrem no Auditório Ruy Hülse, a partir das 14 horas. A palestra será ministrada pelo professor doutor Stefano Grimaldi, da Universita' degli Studi di Trento, da Itália, às 19 horas.

As jornadas buscam a compreensão da diversidade do comportamento humano, através do resgate das evidências materiais dos comportamentos de comunidades no passado mais ou menos remoto. Este debate visa contribuir para o crescimento do conhecimento na sociedade e para uma sociedade mais consciente e crítica. Elas integram a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil e para o Ano do Brasil em Portugal 2012/2013

Clique aqui para mais informações

Os eventos são organizados pela Unesc, NEN (Núcleo de Estudos Negros), IBIO (Instituto Bioatlântica) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Brasil, e ITM (Instituto Terra e Memória), CIAAR (Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo), CMM (Câmara Municipal de Mação), IPT (Instituto Politécnico de Tomar), em Portugal.

As jornadas contam ainda com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Pela Unesc os eventos envolvem o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), o Setor de Arqueologia, o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), os cursos de História, Ciências Biológicas, Direito e Geografia, e os grupos de pesquisa em Arqueologia e gestão integrada de território, Ecologia de paisagem e de vertebrados e Planejamento e gestão territorial.

Fonte: Secom

02 de maio de 2013 às 10:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário