Educar para empreender

PDL Jovem da Unesc propicia dia de visita na universidade aos alunos do ensino médio de Siderópolis

Buscar o conhecimento, este foi o objetivo de nove jovens estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica José do Patrocínio, de Siderópolis, em um giro realizado na última terça-feira (25/05), no campus da Unesc. Eles fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Jovens (PDL Jovem) da universidade.

A viagem no mundo universitário teve início no bloco administrativo e foi finalizada no laboratório 11 do bloco R1. Esta ação faz parte do programa e tem como objetivo a apresentação da estrutura da Unesc aos alunos, bem como a familiarização do ambiente onde estarão circulando no segundo semestre com maior frequência, participando das ações que acontecerão no campus através do PDL Jovem.

Segundo a professora e coordenadora do Projeto de Extensão PDL Jovem e do Núcleo de Empreendedorismo, Cristiane Dias, o passeio pela universidade foi para proporcionar vivencias e momentos que possibilitem a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de liderança nos participantes. “Conhecer o campus, conversar com os coordenadores de cursos e funcionários da instituição, entender o espaço físico, onde e como os serviços são prestados é fundamental. Muitos deles nunca tinham entrado na Unesc e não tinham noção da estrutura e da amplitude dos cursos e dos serviços que aqui são oferecidos”, explicou a coordenadora que completou; “O PDL jovem é um instrumento de transformação, busca a formação de novos agentes de mudança, principalmente no meio em que vivem. Esta troca de experiências torna factual o propósito de aliar a teoria a pratica no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo acadêmicos e professores na construção e execução do programa”, concluiu a professora.

Para Edson Oliveira, professor e coordenador adjunto do curso de Engenharia Mecânica, a visita foi muito válida e elucidativa. “É muito legal provocar e perceber a motivação nos jovens. É muito importante eles conhecerem a dinâmica da universidade. A interação realizada foi muito positiva”, destacou o docente.

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Jovens, tem como objetivo causar a transformação do indivíduo e do seu meio, dando oportunidade aos jovens das comunidades de mostrarem sua realidade, seus anseios e necessidades à sociedade e, em contrapartida, a Unesc por meio do PDL Jovem, busca oportunizar imersões de empreendedorismo social para o desenvolvimento de lideranças juvenis que visem a transformação e melhoria do ambiente de vida.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2021 às 18:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário