Ciência Unesc

Seminário de Filosofia aborda a arte como ferramenta social e cultural

Seminário de Filosofia aborda a arte como ferramenta social e cultural
Evento está com inscrições abertas para submissão de trabalhos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A terceira edição do Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc já tem data marcada: dias 21 e 22 de novembro e os interessados em inscrever trabalhos para apresentação no evento, já podem encaminhar seus resumos para análise. Os trabalhos podem abordar as áreas de Linguagem, Literatura e Formação Cultural; Poética e Modos de Ser e Pensar; Filosofia, Ética e Estética; Filosofia Política, Democracia e Direitos Humanos; Ontologia, Liberdade e Existência ou Homem, Natureza e Cultura. A submissão pode ser feita até 13 de outubro.

O Seminário vai desenvolver atividades a partir da temática “Estética, Literatura e Filosofia Social” e tem como objetivo abordar a estética e a literatura não apenas como filosofia da arte e análise do belo artístico, mas também como instrumento de expressão cultural, moral e política. Para isso, além das palestras, haverá debates a respeito das obras produzidas por estudantes e professores.

A abertura do evento ocorre em 21 de novembro, às 19h15, no Auditório Ruy Hülse. Segundo o membro da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, o evento é aberto ao público em geral. “Estamos criando um espaço de discussão sobre o assunto que contemple também a comunidade externa. Neste ano, o debate gira em torno da estética e literatura como formas de produzir sujeitos, abertos a autonomia e formação social”, comenta o professor da Unesc.

O Seminário de Filosofia e Sociedade abriga o 4º Colóquio sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade, ligado ao Gefocs (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação Cultural e Sociedade) da Unesc.

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) da Unesc e da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de junho de 2017 às 20:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário