Ciência Unesc

Café com Ciência debate a importância do exercício físico no tratamento do diabetes ​

Café com Ciência debate a importância do exercício físico no tratamento do diabetes ​
Evento reuniu professores da Unesc e a comunidade na ACIC (Foto: Deize Felisberto) Mais imagens

A importância do exercício físico para a prevenção e o tratamento do diabetes foi o tema abordado na noite desta quinta-feira (18/5) pelo professor doutor da Unesc Alexandre Pastoris Muller durante o Café com Ciência na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

O professor tirou dúvidas e orientou sobre os benefícios da atividade física para aqueles que sofrem com a doença, que já atinge mais de 13 milhões de pessoas no Brasil. “O diabetes é muito mais uma doença ambiental que está relacionada a fatores como a alimentação e a prática de exercícios físicos. Com esses dois hábitos de vida conseguimos prevenir e tratar a doença”, afirmou.

Conforme Muller é importante esclarecer que a prática de exercícios que envolvam força oferecem resultados muito melhores aos diabéticos. “Os maiores tecidos do nosso organismo são os músculos e são eles que captam a glicose como fonte energética, um dos problemas de quem sofre com a doença. Por isso, a importância de praticar exercícios mais intensos. Uma caminhada é muito boa, porém não te dará músculos, com isso a relevância de associar essas duas atividades”, explicou o professor, reforçando ainda que um dos fatores do envelhecimento é justamente a perda de força muscular.

O professor informou que os diabéticos têm ainda uma propensão maior a desenvolver a Doença de Alzheimer. “O exercício físico melhora a ação da insulina no músculo e também no cérebro, ajudando a prevenir a doença de Alzheimer”.

O Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

*Com a colaboração da assessora de imprensa da ACIC, Deize Felisberto

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de maio de 2017 às 18:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário