Ciência Unesc

Um momento para debater sobre a situação da educação nacional

Um momento para debater sobre a situação da educação nacional
Professores e alunos discutem o assunto durante encontro na Unesc (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

“A educação é um bem coletivo e essencial para a promoção da cidadania. Mas, atualmente, quem tem se ocupado dela são pessoas incapazes de entender o que é a educação básica e por isso nossa indignação é geral. A educação está sendo pensada por pessoas que não a querem para todos”. A fala da palestrante Carmem Zeli de Vargas Gil, doutora da UFRGS, abriu a 2ª Jornada sobre Políticas Educacionais Contemporâneas e o 3º Colóquio de História Política e Poder, que ocorre na Unesc até sexta-feira (7/4). O encontro tem o intuito de debater as mudanças na Educação Nacional.

“O debate é importante para entendermos a situação atual. Há momentos de confronto, mas também de ouvir. Vamos problematizar os projetos e leis que tenham sido promulgadas ou em tramitação com intuito de mudanças drásticas no cotidiano escolar. Elas são pouco ou mesmo nada discutidas com os seus maiores interessados”, comentou o coordenador do curso de História da Unesc, Tiago Coêlho.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, ressaltou a importância da luta dos professores. “Vivemos em um cenário complexo, difícil. Nossos direitos estão sendo ceifados de maneira arbitrária. Medidas na educação estão sendo implantadas sem nenhum debate. Devemos dizer não a esse movimento que está empobrecendo a educação brasileira”, ressaltou.

O evento é uma parceria entre Universidade, ANPUH/SC (Associação Nacional de História, seção Santa Catarina) e o Centro Acadêmico de História Edson Luís. A representante de ANPUH, Samira Moretto, ressaltou a importania do debate, que deve trazer à tona a situação atual.

Evento continua


O encontro ocorre até sexta-feira (7/4). Às 13h30 ocorre a palestra “O Direito à História na Aprendizagem Escolar”, com o professor doutor da USP Marcos A. Silva. Já às 19 horas será a vez do professor doutor da UFF Fernando de Araújo Penna falar sobre: “Ameaças à educação democrática: Analisando o Discurso dos Defensores da Escola sem Partido".

Mais informações (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de abril de 2017 às 16:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário