Ciência Unesc

Unesc é única no sul do Estado a ter um Túnel de Vento

Unesc é única no sul do Estado a ter um Túnel de Vento
Equipamento é similar a esse modelo da Aerolab (Foto:Aerolab) Mais imagens

Observar, simular e pesquisar o comportamento do ar agora é possível na Unesc. Nesta quarta-feira (22/2), às 16h30, será lançado um Túnel de Vento no Iparque (Parque Cientifico e Tecnológico). A instalação, desenvolvida por pesquisadores da Universidade, permite analisar o movimento do ar ao redor dos itens inseridos dentro dele. Com isso, é possível entender os efeitos da passagem do ar através de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.

“Os modelos são instrumentados com sensores, que podem medir pressões, forças, torques, velocidades, acelerações e ruídos. A disponibilidade de um equipamento deste porte na região vai trazer inúmeros benefícios para instituições de ensino e empresas, pois diferentes estudos e desenvolvimentos poderão ser realizados com ele”, comentou o gerente do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) da Unesc, Ramon Silveira.

Com uma dimensão de 7,5 metros de comprimento, o Túnel de Vento traz uma velocidade máxima de até 60 km/h, com auxílio de simulações via softwares. Segundo Silveira, o ele é único no sul de Santa Catarina. “Considerando a escala do equipamento e as possibilidades de sua expansão e instrumentação, o Túnel pode ser considerado único no sul do Estado e poderá proporcionar inúmeros projetos inovadores”, comenta.

Para os estudantes da Unesc o equipamento servirá como um instrumento de aprendizado prático na verificação de efeitos geométricos, cinemáticos e dinâmicos sendo utilizado nas áreas de Engenharia Mecânica, Civil e Ambiental, além de Arquitetura e Design.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de fevereiro de 2017 às 16:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário